Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Apr 26 02:47:59 CEST 2024 Fri Apr 26 02:47:59 CEST 2024

Blog do Desenvolvimento

Métricas do desenvolvimento

 

Como é possível medir o impacto não financeiro da atuação de um banco de desenvolvimento? De que modo suas ações podem ser identificadas e percebidas no dia a dia da população? Na busca de elucidar perguntas como essas, o BNDES acaba de lançar a quarta edição do seu Relatório de Efetividade. A publicação refere-se ao ano de 2019 e reafirma os compromissos do Banco com a transparência e com resultados efetivos para a melhoria de vida da população. O objetivo do relato é disseminar dados e conhecimentos gerados ao longo do processo de monitoramento de indicadores e avaliações de impacto. Em resumo, o Relatório é uma forma de tangibilizar a atuação do BNDES, apresentando as entregas (eficácia) e efeitos (efetividade) da atuação do Banco.

 

capa_icone_relatorio_efetividade_2019O Relatório de Efetividade do BNDES apresenta não só os dados de resultados esperados em operações aprovadas em 2019, como também um balanço sobre as entregas realizadas por projetos aprovados em anos anteriores. Os dados compilados em 2019 mostram um forte enfoque em infraestrutura, contando também com entregas relevantes em prestação de serviços para o setor público.

 

Durante o processo de planejamento estratégico, em 2019, foram definidas as agendas estratégicas da instituição para o período 2020-2022. Um avanço muito importante dessa revisão estratégica foi o estabelecimento de indicadores corporativos de resultado, que traduzem entregas para a sociedade, previstos tanto pelo apoio via crédito quanto pela atuação do Banco como prestador de serviços e fábrica de projetos. São exemplos desses indicadores para 2022 a estruturação de projetos que ampliem em 20 milhões o número de pessoas com acesso a saneamento e a aprovação de aumento de capacidade instalada de energias renováveis em 2,0 GW.

 

Segundo o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, “a efetividade do apoio do BNDES precisa ser monitorada e avaliada constantemente. Esse princípio é um pilar fundamental para a boa gestão do dinheiro do contribuinte, sobretudo quando prezamos pelo equilíbrio das contas públicas combinado com um projeto de desenvolvimento sustentável.”

  

Histórias de desenvolvimento

 

Conheça melhor alguns projetos que demonstram a efetividade do BNDES na página Histórias do Desenvolvimento, em nosso site. Lá você encontrará casos como o projeto Legado das Aguas, do grupo Votorantim, financiado pelo BNDES com R$ 43 milhões.

 

Situado numa extensa área de 31 mil hectares, o Legado das Aguas constitui a maior reserva privada de Mata Atlântica do país. Localizada na região sul do estado de São Paulo, a reserva abriga uma densa floresta onde estão preservadas diversas espécies de animais e plantas, que são estudados e protegidos. Com ações voltadas para o desenvolvimento territorial, o Legado das Aguas apoia ainda as comunidades tradicionais das regiões ribeirinhas e incentiva o turismo e o desenvolvimento dos municípios onde está localizado, gerando empregos e renda para a população.

 

Clique aqui e conheça melhor essa e outras histórias de desenvolvimento.

 

Acesse a íntegra do Relatório de Efetividade do BNDES de 2019

 

Conteúdos relacionados

 

Os desafios de estruturar políticas públicas efetivas

 

A parceria entre instituições tecnológicas e empresas para inovação: resultados do BNDES Funtec

 

Como o BNDES contribui para mudar a situação do saneamento no país

 

Efeitos locais da construção de energias eólicas nos municípios brasileiros

 

Como avaliar o sucesso de projeto, política pública ou atividade?

 

 

*campo obrigatório