
Tudo sobre A&D: dos jatos da Embraer ao uso de dirigíveis no Brasil
O BNDES tem longo histórico de apoio ao desenvolvimento do setor de aeroespaço e defesa (A&D) brasileiro. Financiando projetos de novas aeronaves ou apoiando a exportação desses bens, o Banco vem contribuindo para a estruturação do setor e para o sucesso da Embraer, hoje uma das maiores fabricantes mundiais de aviões.
A atuação do BNDES sempre esteve acompanhada por uma produção regular de análises a respeito do setor, que inclui estudos sobre os seus diferentes segmentos de mercado, suas necessidades e meios de financiamento, suas perspectivas de futuro e sobre a própria contribuição do Banco.
Com o intuito de ampliar o acesso a esse conhecimento, parte desses artigos foi reunida agora em uma edição temática do BNDES Setorial, dedicada ao setor de aeroespaço e defesa.
Confira a seguir o que você encontra no BNDES Setorial – Edição A&D:
- 23 artigos sobre o setor, produzidos entre 2010 e 2018.
- Mais de 900 páginas de conteúdo especializado.
- Quatro seções temáticas: análises de mercado; necessidades e meios de financiamento; contribuições do BNDES; e panoramas setoriais e projeções.
- Textos sobre aviação executiva a jato, dirigíveis, helicópteros civis, indústria de defesa e segurança, empresas aéreas de baixo custo, entre outras.
- Estudos sobre estrutura e modelos de financiamento do setor, abordando papel das agências de crédito à exportação, bancos, lessors e seguradoras, além de temas como leasing aeronáutico, garantias e indicadores para análise econômico-financeira das empresas do setor.
- Artigos sobre a trajetória da Embraer e apoio financeiro do BNDES.
- Estudos sobre concorrência/acordos entre as grandes fabricantes mundiais de aviões: Boeing, Airbus, Bombardier e Embraer.
Clique aqui para baixar
Conteúdos relacionados
Embraer exporta aviões para a maior companhia aérea regional do mundo com financiamento do BNDES
Crédito para aeronaves ainda não prescinde de agências do governo, aponta estudo
A indústria aeronáutica e o contexto do acordo entre Boeing e Embraer
O setor de Aeroespaço e Defesa (A&D) no mundo
É a vez dos dirigíveis no Brasil?
Principais características das empresas aéreas de baixo custo | Infográfico