Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Sun Apr 28 23:23:54 CEST 2024 Sun Apr 28 23:23:54 CEST 2024

Blog do Desenvolvimento

Revista do BNDES 50 - Edição especial FAT 30 anos

A Revista do BNDES 50 traz uma seção especial dedicada aos 30 anos do FAT e apresenta um panorama geral do fundo com artigos que analisam desde o contexto histórico do seu surgimento até as suas perspectivas futuras.


Um dos artigos, escrito pelo ex-superintendente do BNDES e um dos autores da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), José Roberto Afonso, elabora um paralelo entre as ideias de Keynes e o futuro do trabalho no Brasil.

 

“Cada vez mais, trabalho não representará, necessariamente, emprego. Os países precisarão construir um novo pacto ou contrato, social e também econômico, para lidar com essa realidade. Um dos eixos dessa mudança estrutural no Brasil deverá passar pelo FAT e pelo BNDES, de modo que o amparo ao trabalhador deverá assumir outras formas que não apenas a da carteira assinada. O financiamento de investimentos deverá pensar também em trabalho e não mais apenas em emprego.” – José Roberto Afonso

 

Além de estudos sobre a atuação do Banco, esta edição também aborda temas como o papel da política industrial, a sustentabilidade fiscal dos estados brasileiros e garantia por carteira. 

 

Acesse a página da publicação

 

Conteúdo relacionado 

 

Edições anteriores da Revista do BNDES

FAT e o Futuro do Trabalho

Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT

*campo obrigatório