
Papel da política industrial para alavancar o desenvolvimento econômico é tema de novo texto para discussão
A política industrial é um instrumento comumente utilizado pelos governos dos diversos países para promover o desenvolvimento econômico. Nos últimos anos, ela tem tido particular proeminência, à medida que é necessário enfrentar novos desafios – como a transição para uma economia verde ou a necessidade de enfrentar choques como a crise da Covid-19. Ao mesmo tempo, tem surgido uma nova leva de estudos que buscam avaliar de forma mais rigorosa o impacto da política industrial na economia, utilizando dados mais desagregados e estratégias empíricas bem estruturadas.
No Texto para Discussão 160, Política industrial moderna: teoria e evidência empírica, os autores Antônio Marcos Hoelz Ambrózio e Fabricio Brollo Dunham apresentam um panorama geral utilizando como base a literatura moderna sobre o tema e explorando casos como a política industrial da Coreia do Sul nos anos 1970; a presente política industrial chinesa; os efeitos intersetoriais da política industrial; políticas industriais locais; políticas industriais motivadas por eventos históricos; e políticas industriais orientadas à missão, com foco no impacto de investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento (P&D).
A mensagem central é que a política industrial tem tido, em linhas gerais, um papel positivo para alavancar o desenvolvimento econômico, embora persistam certas limitações, e seu sucesso geralmente seja dependente de uma governança adequada e um bom desenho de incentivos.