ODS: um caminho para o desenvolvimento sustentável
Em 2015, durante assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), líderes de diversos países comprometeram-se com uma ação comum em prol do desenvolvimento sustentável, consolidada na Agenda 2030 e em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Contemplando as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento, os ODS atualmente representam um parâmetro para políticas públicas de diferentes governos, para a atuação de empresas e para iniciativas da sociedade civil.
No sexto episódio do podcast Diálogos BNDES, a engenheira da Área de Planejamento do BNDES Marta Bandeira de Freitas e a assessora sênior de Projetos e Processos do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Tatiana Araújo, explicam como surgiram os ODS e falam sobre importância dessa agenda para enfrentar os principais desafios relacionados ao desenvolvimento mundial.
Tatiana destaca que os ODS também podem ser uma referência para a atuação empresarial. Segundo ela, quando as empresas incorporam esses objetivos às suas práticas, elas conseguem “aumentar o impacto que os seus esforços vão ter”. A assessora do CEBDS detalha como companhias de diferentes portes e setores podem se apropriar dos ODS no seu dia a dia.
Uma das responsáveis pela estruturação da plataforma digital de acompanhamento das ações do BNDES relacionadas aos ODS, Marta Bandeira conta como o Banco incorporou os objetivos ao seu planejamento estratégico, o Plano Trienal 2020-2022, e estabeleceu um conjunto de entregas para a sociedade associadas a eles.
Ela comenta ainda a relevância que o tema ganhou em termos de negócios, tornando-se um fator para a captação de investimentos. “Existe já uma agenda de descarbonização de carteira de investimentos. Vários investidores institucionais desinvestindo de atividades intensivas em carbono e procurando projetos de resiliência climática, de mitigação climática, ligados aos ODS”, afirma.
Escute o podcast completo:
Referências mencionadas no podcast:
ODS – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
O Ipea foi o responsável por traduzir e adaptar as metas da Agenda 2030 para o Brasil.
Saiba mais em: http://www.ipea.gov.br/ods/index.html
My World
Plataforma online da ONU usada para receber contribuições de pessoas de todo o mundo sobre os ODS. Mais de 10 milhões de participantes de 194 países contribuíram para a definição dos objetivos por meio da plataforma.
Veja mais: http://about.myworld2030.org/
Guia dos ODS para as empresas
Publicação do CEBDS voltada para orientar as empresas sobre como alinhar as suas estratégias e mensurar e administrar a sua contribuição para os ODS.
Acesse em: https://cebds.org/publicacoes/guia-dos-ods
Relate ou Explique para os Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS)
Pesquisa realizada pela B3 que tem como objetivo estimular a transparência das estratégias e ações das companhias listadas em relação aos 17 ODS.
Veja os resultados em: http://www.b3.com.br/pt_br/b3/sustentabilidade/nas-empresas/relate-ou-explique/
Objetivos para a Vida que Queremos com os ODS
Campanha realizada pelo CEBDS de incentivo ao uso dos ODS na vida das pessoas.
Saiba mais: https://cebds.org/publicacoes/objetivos-para-a-vida-que-queremos
Conteúdos relacionados
Exposição “17 ODS para um Mundo Melhor” nos jardins do BNDES
Como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável podem ajudar os negócios das empresas?
Transparência na administração pública: como o relato integrado pode ajudar?
OCDE destaca importância de bancos de desenvolvimento para economia verde