Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Apr 26 15:45:18 CEST 2024 Fri Apr 26 15:45:18 CEST 2024

Blog do Desenvolvimento

O papel de relações com investidores

Segundo o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), o ofício de relações com investidores (RI) consiste em "um conjunto de atividades, métodos, técnicas e práticas que, direta ou indiretamente, propiciem a interação das áreas de Contabilidade, Jurídica, Planejamento Estratégico, Comunicação, Marketing e Finanças, com o propósito de estabelecer uma ligação entre a administração da empresa, os acionistas (e seus representantes) e os demais agentes que atuam no mercado de capitais integrando a comunidade financeira nacional ou internacional".

A principal função da área de RI de uma empresa é levar a público informações acuradas sobre a companhia, observando os melhores padrões de divulgação, de modo a permitir que o mercado funcione de maneira eficiente. É desejável que o RI não apenas divulgue dados sobre a empresa mas também comunique percepções sobre o negócio, riscos e oportunidades, situação do mercado de capitais, formas de financiamento e comportamento da concorrência. 

Seus públicos-alvo são analistas, gestores de fundos e pessoas físicas que buscam alternativas de investimentos. No entanto, o profissional de RI também se relaciona com agências de rating, estudantes, entidades do governo, institutos de pesquisa, entre outros. 

Para desempenhar suas atividades e atingir os públicos de interesse da companhia, o RI conta com uma série de ferramentas. Sua estratégia de comunicação deve ser bem elaborada e, se possível, considerar todas as áreas da empresa que de alguma forma tenham interação com os públicos externos. 

A disseminação da cultura de uma empresa de capital aberto entre seu público interno é reconhecidamente um fator-chave para o sucesso da atividade de RI, uma vez que orienta o comportamento de todos no ambiente corporativo, ajudando a fixar os valores de ética, responsabilidade e transparência. Consequentemente, contribui para aprimorar o relacionamento da empresa com a comunidade de investidores, analistas de investimentos e com a sociedade como um todo, fortalecendo sua reputação entre seus públicos estratégicos.

Exigência instituída pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para empresas de capital aberto, a atividade de RI também cumpre importante papel nas empresas fechadas, qual seja, aperfeiçoar constantemente as práticas internas e o atendimento às solicitações do mercado e dos stakeholders, contribuindo, assim, para a melhoria da governança corporativa.

Trate-se de empresa pública ou privada, manter os stakeholders informados e atualizados é algo benéfico, pois permite que partes interessadas tenham informações necessárias para fazer uma avaliação justa e precisa da companhia, viabilizando assim a construção de relacionamentos melhores e de mais longo prazo com seus investidores. 

 

RI no BNDES 

A unidade de relações com investidores no BNDES é diretamente subordinada à diretoria financeira, com vistas a refletir sua relevância estratégica para a instituição e replicar em sua atuação as melhores práticas observadas no mercado. Sua atuação amplia a integração e atuação complementar entre as diferentes unidades do Banco. 

A unidade de RI centraliza parte das atividades de relacionamento e interlocução com diversos públicos interessados, em especial com investidores, favorecendo o estabelecimento de um discurso homogêneo, alinhado com a visão estratégica definida nos processos de planejamento interno. O departamento tem um papel relevante na atividade estratégica de geração de oportunidades de negócios com investidores (financeiros e operacionais), na divulgação do portfólio de produtos e serviços do BNDES e na atração de investidores para projetos estruturados pelo Banco. Incorpora também atribuições, tais como coordenar a divulgação dos resultados trimestrais da instituição, relacionar-se com agências de rating, atuar como representante do BNDES em associações de bancos de desenvolvimento e gerir seu relacionamento com organismos internacionais diversos – em particular instituições financeiras internacionais de desenvolvimento. 

 

O portal de RI do BNDES

Para otimizar a realização de todas essas atividades, o BNDES desenvolveu, em 2021, uma plataforma on-line de RI que passou a disponibilizar informações nos mesmos padrões que outras empresas brasileiras públicas e privadas. 

Um site de relações com investidores é uma das principais ferramentas de uma empresa para prestar auxílio ou fazer recomendações adequadas às tomadas de decisão de investidores. Trata-se de um ponto de visitação essencial para acionistas, potenciais investidores, analistas e demais stakeholders, em que são reunidas e disponibilizadas informações sobre a companhia, sua história, estrutura de governança, estatuto social, iniciativas de responsabilidade socioambiental, políticas que regem sua atuação, prêmios recebidos e notícias veiculadas na mídia. Disponibiliza ainda relatórios anuais, demonstrações financeiras, press releases de resultados, comunicados e apresentações. 

O portal de RI do Banco é um canal de comunicação constante com seus públicos, que também oferece mais interatividade, permitindo à instituição construir e gerir uma base de contatos, enviar e arquivar comunicados, e fazer teleconferências, como as realizadas periodicamente para divulgação de resultados do Sistema BNDES. Os conteúdos são disponibilizados em português e inglês, reforçando assim o compromisso da instituição com a transparência, ampliando o alcance das informações para o público estrangeiro e atraindo potenciais investidores estrangeiros, que podem ajudar a viabilizar os projetos estruturados pelo Banco. 

Conheça o portal de Relacionamento com Investidores do BNDES

 

Conteúdos relacionados 

Indicadores financeiros de rentabilidade e eficiência de bancos de desenvolvimento 

Visão dos investidores em relação a aspectos ASG 

*campo obrigatório