Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Oct 18 06:41:00 CEST 2024 Fri Oct 18 06:41:00 CEST 2024

Blog do Desenvolvimento

Lançada Revista do BNDES 59 com sete novos artigos sobre desenvolvimento nacional

 

A nova edição da Revista do BNDES 59 traz sete novos artigos de autores do BNDES e seus colaboradores.

 

Em A experiência do BNDES na estruturação de parcerias público-privadas (PPP) de educação infantil, Felipe Borim Villen e Felipe Cerqueira Guth apresentam os principais desafios enfrentados por entes públicos na estruturação de PPPs de educação, bem como aprendizados e possíveis soluções para a adoção desses modelos com base na experiência das equipes do BNDES.

 

Ainda sobre desestatização, o artigo de Taís Carestiato da Silva, Bartira Tardelli Nunes, Dênis José Silvestre Costa, Luiz Antônio Oliveira Junior, Samuel Ferraz Duarte e Thais dos Santos Neiva analisa a capacidade regulatória dos entes públicos federais e subnacionais – em especial aqueles que não estão estruturados como agências reguladoras –, propondo sugestões para aprimoramento da gestão de contratos de parcerias público-privadas e concessões.

 

Em Avaliação de efeitos locais da construção de usinas eólicas nos municípios brasileiros: uma abordagem por controle sintético, Ricardo Agostini Martini, Marília de Figueiredo Jordão e Daniel da Silva Grimaldi verificam os impactos da construção de usinas eólicas nas economias municipais por meio da evolução do PIB per capita dos municípios que receberam investimentos na construção de usinas eólicas no período de 2007 a 2014.

 

Aspectos normativos na alocação de investimentos e em regras de governança em um fundo público de riqueza sustentável, de Necesio Antonio Krapp Tavares, analisa, sob a ótica da legislação federal brasileira, os principais problemas envolvidos na criação e na gestão de um fundo público de investimentos sustentáveis, apresentando algumas soluções possíveis.

 

Ana Cláudia Além e Rodrigo Ferreira Madeira, por sua vez, revisitam o debate sobre instituições financeiras de desenvolvimento e o financiamento de longo prazo. O texto trata da relevância dessas instituições para países em diferentes estágios de desenvolvimento, tanto nos momentos de estabilidade quanto nos de crise econômica e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável.

 

O artigo Políticas industriais para o Complexo Industrial da Saúde no mundo pós-Covid-19, de Diego Nyko, Vitor Pimentel e Clarice Braga, analisa as políticas industriais explícitas dos Estados Unidos da América (EUA), da União Europeia (UE), da China e da Índia, principalmente após 2020, buscando identificar oportunidades, ameaças e lições inspiracionais que possam pavimentar os caminhos possíveis para o desenvolvimento do Complexo econômico-industrial da saúde (Ceis) no Brasil.

 

Luciana Capanema retoma discussão já iniciada na Revista do BNDES sobre o Marco Legal do Saneamento em seu novo artigo Avanços e limitações da atribuição à ANA de competências para editar normas de referência para o setor de saneamento. A autora discute a importância da capacitação e da institucionalidade das entidades reguladoras infranacionais para o sucesso da regularização do setor de saneamento – a ser proposto pela Agência Nacional de Águas (ANA), no âmbito de suas novas atribuições.

 

A Revista do BNDES publica artigos com autoria ou coautoria da equipe do BNDES sobre temas relevantes sobre o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Nos últimos tempos sua chamada passou a ser contínua. Assine a newsletter do blog e seja o primeiro a saber dos novos lançamentos.

 

>> Acesse a página da publicação

 

Conteúdos relacionados

Parcerias público-privadas e o desafio de ampliar a educação pré-escolar no Brasil

Proposta para recriação de um fundo soberano

Estudo analisa políticas industriais para o Complexo da Saúde no mundo pós-Covid-19

*campo obrigatório