Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Sat Apr 27 17:57:51 CEST 2024 Sat Apr 27 17:57:51 CEST 2024

Blog do Desenvolvimento

15:00 09/02/2018

IFD |
Desenvolvimento |
Macroeconomia |

Instituições financeiras de desenvolvimento passam por renovação

A função das instituições financeiras de desenvolvimento (IFD) está mudando. Não com relação a seus objetivos finais de financiar o desenvolvimento econômico e social que irá prover melhores condições de vida em seus países. Porém, o caminho para obter esse desenvolvimento está no cerne da intensa reestruturação por que passa um grande número de IFDs no mundo. O ponto principal refere-se a que os esforços e todos os recursos sejam direcionados às prioridades econômicas e sociais sustentáveis, com o máximo de amplitude. Em função da preocupação com o bem-estar, de longo prazo, da população local e mundial, as IFDs devem estabelecer suas ações de hoje.

Todos os setores econômicos estão sendo afetados pelas novas demandas de uma sociedade que exige um compromisso de suas autoridades com a melhoria das condições de vida. A indústria deve prover tecnologias inovadoras e adequadas às novas demandas da população, enquanto o setor de serviços deverá prover o conhecimento, a qualificação humana e a gestão das instituições renovadas pela alta tecnologia. O alinhamento com os objetivos da melhoria ambiental em escala internacional direciona as novas tecnologias limpas, o desenvolvimento da infraestrutura sustentável, o planejamento urbano, que reconfigura o modo de vida das cidades, e uma agricultura científica, ambientalmente limpa.

Em busca de um crescimento econômico harmônico com o desenvolvimento sustentável, as IFDs estão se renovando. O ambiente favorável às mudanças exige, também, maior transparência, maior efetividade e maior comprometimento das IFDs com os resultados socioambientais. No centro dessas transformações estão seu relacionamento fiscal com o Estado e sua governança. Um relacionamento corporativo responsável e eficaz poderá criar as condições para que essas instituições façam a transição para a nova economia, juntamente com seus clientes e em acordo com o desejado por suas sociedades.

Leia sobre o papel das IFDs e uma análise da atuação dessas instituições em diversos países, com ênfase em governança e relação com o Estado, no artigo Instituições financeiras de desenvolvimento: revisitando lições das experiências internacionais, de autoria de Denise Andrade Rodrigues, José Roberto Afonso e Sílvia Maria Paiva, do qual foi extraído esse texto. O artigo integra a Revista do BNDES 48.

*campo obrigatório