Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Apr 26 17:42:40 CEST 2024 Fri Apr 26 17:42:40 CEST 2024

Blog do Desenvolvimento

Evidências sobre a atuação do BNDES

 

Com a crise financeira internacional de 2007/2008, discussões sobre o papel dos bancos de desenvolvimento ganharam força internacionalmente e, desde então, diversos países vêm criando ou fortalecendo instituições desse tipo, voltadas a corrigir falhas de mercado, prover funding de longo prazo a projetos relevantes e/ou atuar de forma anticíclica em situações de crise. Existem hoje mais de 280 bancos de desenvolvimento no mundo, mas, apesar disso, as consequências de suas atuações ainda suscitam controvérsia e motivam debates.

 

O Brasil conta com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um dos três maiores bancos de desenvolvimento do mundo. No Texto para Discussão 149 – O que aprendemos sobre o BNDES?, os economistas Ricardo Barboza (BNDES), Samuel Pessoa (FGV), Eduardo Pontual (UFRJ/FGV) e Fábio Roitman (BNDES) sistematizam e avaliam as conclusões de 70 artigos, estudos, dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre os efeitos da atuação do Banco. Os temas desses trabalhos são variados e envolvem as influências do crédito do BNDES sobre investimento, emprego, exportações, produtividade, política monetária, preservação ambiental, entre outros.

 

Essa revisão bibliográfica — e a avaliação dos resultados desses estudos pelos autores — contribui não apenas para as discussões sobre o papel desempenhado por bancos de desenvolvimento em geral, mas também para qualificar o debate público sobre o BNDES e sua atuação no caso brasileiro.

 

Acesse o estudo completo

 

Conteúdos relacionados

 

A atuação anticíclica das instituições financeiras de desenvolvimento na crise do Covid-19

 

Financiamento do desenvolvimento sustentável: a contribuição dos bancos de desenvolvimento

 

Financiamento amplo às empresas: crédito bancário, mercado de capitais e setor externo

 

 

*campo obrigatório