Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Sun Apr 28 08:00:30 CEST 2024 Sun Apr 28 08:00:30 CEST 2024

Blog do Desenvolvimento

A atuação histórica do BNDES: o que os dados têm a nos dizer?

 
O Texto para discussão 123, de autoria de Ricardo de Menezes Barboza, Mauricio Furtado e Humberto Gabrielli, busca examinar a atuação histórica do BNDES, com base nos dados de aprovação de crédito e de desembolso da instituição. O objetivo é responder três perguntas:
 
1. É verdade que o BNDES representou, historicamente, o banco da infraestrutura nacional?
2. É verdade que o BNDES assumiu, na década de 2000, um tamanho maior do que o observado historicamente quanto à participação no produto interno bruto (PIB) e no investimento agregado?
3. É verdade que o BNDES apoiou grandes empresas em seu passado mais recente, como nunca antes em sua história?
 
Para responder a primeira pergunta, os autores investigaram a composição setorial dos desembolsos do BNDES desde sua criação, em 1952, com base nos registros históricos de financiamento da instituição. Verificaram que o BNDES foi criado para ser o banco da infraestrutura nacional e, de fato, cumpriu esse papel em sua primeira década de existência. No entanto, a partir da década de 1960, a maior parte dos financiamentos do Banco destinou-se ao setor industrial, ainda que de forma cadente ao longo do tempo. Apenas na década de 2010, a infraestrutura voltou a ser o setor protagonista nos empréstimos do BNDES.
 
Para o segundo objetivo, os autores analisaram estatísticas de participação do BNDES no investimento agregado e no PIB. Os dados mostraram que o Banco aumentou significativamente de tamanho na década de 2000, especialmente entre 2009 e 2014, quando superou o tamanho prevalecente na década de 1970, período marcado pelo II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND). Em 2015, contudo, esse processo de crescimento foi revertido, tendo o Banco, já em 2017, retornado ao tamanho observado na segunda metade da década de 1990.
 
Por último, para responder à terceira pergunta, os desembolsos do BNDES foram decompostos, desde 1990, por porte de empresa. Os dados disponíveis revelaram que grandes empresas têm sido cada vez menos – e não mais, como parece ser o senso comum – beneficiadas pelos empréstimos da instituição. Isso quer dizer que micro, pequenas e médias empresas têm ganhado cada vez mais participação no crédito concedido pelo BNDES.
 
Acesse o Texto para discussão 123 – A atuação histórica do BNDES: o que os dados têm a nos dizer? para ler o artigo completo.
 
Para saber mais sobre a história do BNDES, conheça o site Memória BNDES, que traz uma linha do tempo e curiosidades sobre a atuação do Banco.

 

 

 

Conteúdos relacionados
 

*campo obrigatório