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BNDES - Agência de Notícias

Tue Apr 23 08:25:42 CEST 2024 Tue Apr 23 08:25:42 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:19:07 25/05/2023 |INFRAESTRUTURA |SUDESTE

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

Cauê Diniz

Governo de Minas Gerais, com apoio do BNDES, conclui leilão de 432,8 km de rodovias

  • Consórcio Infraestrutura MG fará a gestão de rodovias no trecho Varginha-Furnas, nos 432,8 km de vias localizadas entre São Sebastião do Paraíso e Três Corações, abrangendo 22 municípios

  • A concessão viabilizará investimentos de R$ 2,6 bilhões ao longo de 30 anos, com 30 km de faixas adicionais e 236 km de acostamentos

 

O Consórcio Infraestrutura MG, formado pelas empresas Equipav e Perfin, e representado pela corretora Necton, arrematou o lote rodoviário localizado no trecho Varginha-Furnas, em Minas Gerais, em leilão realizado nesta quinta-feira (25), na B3, em São Paulo. O grupo será responsável pela concessão de 432,8 km de rodovias entre as cidades de São Sebastião do Paraíso e Três Corações, em Minas Gerais. O valor oferecido pelo consórcio para a tarifa base de pedágio foi de R$ 13,17966.

O projeto envolve exploração, conservação, manutenção, melhoramentos e ampliação da infraestrutura de transportes nos trechos rodoviários compreendidos entre São Sebastião do Paraíso e Três Corações, no lote Varginha-Furnas. O lote compreende trechos da MG-167 (43,8 km), BR-265 (64,6 km), LMG-863 (5,0 km), MGC-491 (228,1 km), BR-146 (27,2 km) e MGC-369 (64,1 km).

Estão previstos obras e investimentos de R$ 2,6 bilhões ao longo dos 30 anos da concessão, sendo R$ 1,3 bilhão nos oito primeiros anos. Durante os dois primeiros anos da concessão, a concessionária já deverá empreender um conjunto de intervenções de caráter corretivo que visam proporcionar trafegabilidade com parâmetros técnicos e de segurança mínimos ao usuário. Ao longo dos demais anos da concessão, a futura concessionária será responsável, ainda, pela implantação de 30 quilômetros de faixas adicionais, 236 quilômetros de acostamentos, 8 quilômetros de duplicação, 7 quilômetros de vias marginais, 8 interseções em diamante, 3 em trombeta, 1 trincheira, 27 rotatórias alongadas, 9 retornos, 7 travessias de pedestres, 56 pontos de ônibus, 33 adequações de Obras de Arte Especiais, entre outras obras.

“O desafio do setor rodoviário é o de entregar projetos robustos, resilientes, e que sejam percebidos pela opinião pública e pelos usuários como legítimos. Pedágios são pagos na crença do recebimento de um serviço melhor, de se ter um fluxo de pessoas e mercadorias facilitado e a competitividade econômica da região aumentada. Esse terceiro lote, mais ao sul de Minas, conecta o estado ao sistema viário de São Paulo e outras regiões, gerando efeitos econômicos positivos em termos de geração de emprego e renda”, comentou Luciene Machado, superintendente da Área de Estruturação de Projetos do BNDES. “Nós saudamos o estado de Minas por estar tão à frente com este programa de concessões rodoviárias que vem empreendendo”, completou.