Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Wed Apr 24 23:56:37 CEST 2024 Wed Apr 24 23:56:37 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:09:26 28/06/2022 |INSTITUCIONAL |INTERNACIONAL |MEIO AMBIENTE |NORTE

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

BNDES recebe bancos de desenvolvimento internacionais em encontro na Amazônia

Reunião terá foco em ações de fomento à sustentabilidade, visitas a instituições locais e painel aberto sobre bioeconomia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Clube de Desenvolvimento Financeiro Internacional (IDFC na sigla em inglês) receberão, nos próximos dias 30 de junho e 1º de julho, o Encontro do Grupo Diretor do IDFC. A instituição reúne 27 bancos de desenvolvimento do mundo. O encontro, que será realizado em Manaus/AM, vai estimular a troca de ideias sobre inovações adotadas no atual momento da economia global e ações relacionadas à economia verde. 

A reunião será precedida por um workshop, no dia 29, sobre “Soluções Baseadas na Natureza para Adaptação Climática”, com a participação de membros do IDFC, especialistas e parceiros de entidades como o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), a Universidade de Oxford, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), entre outros.

Sediar esses dois eventos na Amazônia faz parte da estratégia do BNDES de aprimorar o entendimento do setor sobre o impacto de ações voltadas para a preservação do bioma amazônico alinhadas ao desenvolvimento social na região. Ao longo de três dias, CEOs, executivos e técnicos de instituições como a Corporação Andina de Fomento (CAF), a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco de Desenvolvimento Empresarial da Colômbia (Bancoldex), além de outras entidades da África, Américas, Ásia e Europa, estarão presentes para reuniões e visitas a importantes marcos do desenvolvimento amazônico, como o Instituto Nacional de Pesquisas Amazônica (INPA).

Na quinta-feira (30), em evento organizado junto à Expo Amazônia, o presidente do BNDES, Gustavo Montezano será o mediador do painel "O Papel dos Bancos de Desenvolvimento no Apoio à Bioeconomia e à Inovação", que contará com a participação de representantes de outras instituições de desenvolvimento. O painel será aberto aos participantes da exposição e terá transmissão via Youtube pelo Canal da organização (www.youtube.com/channel/UCyDJ36F0xUWsys_313DKqmA/featured).

"Estamos em um momento de reposicionamento das instituições financeiras de desenvolvimento, com uma nova demanda por soluções que atendam a uma série de acontecimentos em escala global. Seja pela pandemia, seja pelo conflito bélico na Europa, ou mesmo as crises energética e alimentícia que advêm como consequência. Esses bancos estão sendo chamados a retomar o protagonismo, mas de uma forma bem diferente do que foi há dez ou 20 anos. Desenvolvimento não é só recurso financeiro por si. É recurso financeiro associado à inovação, à articulação, a criar mercados e, principalmente, ao impacto socioambiental em grande escala. Trata-se de um momento muito especial para o BNDES e seus pares”, explicou o presidente do BNDES, Gustavo Montezano.