Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

23:42 12 de April de 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:17:12 19/02/2024 |INOVAÇÃO |SUL

Ultima atualização: 17:26 19/02/2024

BNDES apoia com R$ 15,6 milhões investimentos em inovação e infraestrutura móvel de 5G

  • Financiamento concedido à Clemar com recursos do Funttel contribuirá para expansão de redes móveis de 5G no país

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 15,6 milhões à Clemar Engenharia para investimentos na expansão de redes móveis de 5G no Brasil. O apoio do Banco se dá com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), que têm como foco investimentos em inovação no setor, e está sendo concedido com custo em taxa referencial (TR).

O financiamento, destinado ao plano de inovação da Clemar, permitirá que a empresa desenvolva novas soluções tecnológicas – como postes, tótens e caixas subterrâneas – para ampliação de infraestrutura móvel de 5G do país. Por meio dos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), a companhia pretende lançar produtos que reduzam o impacto visual e o espaço ocupado por antenas, já que a tecnologia 5G exige maior quantidade de pontos de distribuição de sinal.

Na avaliação do diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon, “o apoio do Banco, alinhado à Nova Indústria Brasil, incentiva investimentos em produtos intensivos em tecnologia. A agenda de telecomunicações, com a expansão da conectividade, é uma prioridade para o governo do presidente Lula, pois promove a ampliação de competências para a inovação e a geração de empregos qualificados no setor de telecomunicações”.

Os investimentos em inovação da Clemar podem resultar em novos depósitos de patente ou modelos de utilidade associados a produtos inovadores para o setor de telecomunicações. As soluções desenvolvidas pela companhia têm potencial ainda de reduzir o consumo de insumos e a geração de resíduos, além de minimizar riscos de segurança dos equipamentos.

Funttel – O BNDES é uma das instituições habilitadas a operar com os recursos do Funttel, que recebe contribuições de empresas prestadoras de serviços de telecomunicação para aplicação em projetos que incentivem a inovação no setor. A administração dos recursos fica a cargo de um Conselho Gestor presidido pelo Ministério das Comunicações, que define as normas de aplicação, acompanhamento e fiscalização dos investimentos.

Sobre a Clemar – Fundada em 1970, a Clemar atua no mercado oferecendo soluções completas de engenharia, com reconhecida experiência e equipes multidisciplinares. Possui estrutura de atendimento com sede em Florianópolis (SC), unidade industrial em Palhoça (SC) e 13 filiais em outras regiões do país. Além de atuar com obras do setor de telecomunicações, a empresa oferece também soluções de refrigeração para processos industriais, data centers e ambientes de missão crítica, bem como está presente em obras de infraestrutura nos setores de defesa e segurança, elétrico e de óleo e gás.

 

foto Zack Stencil Ministério das Comunicações
Foto: Zack Stencil/Ministério das Comunicações