Com apoio do BNDES, Rio Grande do Sul lança edital para concessão de rodovias com mais de R$ 4 bi de investimentos

Iniciativa deve aumentar segurança e melhorar tráfego Pistas duplas devem ser ampliadas em cerca de 296 km Estradas cruzam importante polo produtor de carne e laticínios do Estado Com apoio do Banco N...

Iniciativa deve aumentar segurança e melhorar tráfego 

Pistas duplas devem ser ampliadas em cerca de 296 km

Estradas cruzam importante polo produtor de carne e laticínios do Estado

 

Com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Governo do Rio Grande do Sul publicou, nesta quinta-feira (2), o edital de concessão de 414,19 km do chamado bloco 2. Este é o segundo dos três lotes que integram o projeto de concessão de 1.131,19 quilômetros de rodovias do Estado a ser leiloado.

O bloco compreende trechos das rodovias ERS-128, ERS-129, ERS-130, RSC-453 localizadas no Vale do Taquari e das rodovias ERS-135, ERS-324, BR-470, que conectam Nova Prata, situada no Alto Taquari à cidade de Erechim, norte do Estado. São regiões que se destacam pela produção de suínos e bovinos, além da indústria ligada ao setor, com laticínios e carnes.  Além disso, a concessão vai ajudar a resolver um grave problema, já que a ERS-324 é, atualmente, a rodovia com maior número de acidentes no Rio Grande do Sul.

“Este é o segundo bloco que irá a leilão, com 414 km de extensão. Serão mobilizados mais de R$ 4 bilhões em investimentos, destacando-se a duplicação da ERS-324, antiga reivindicação da população gaúcha, importante ligação regional e de escoamento da produção agrícola, conhecida também pelo seu alto índice de acidentes” detalhou o diretor de concessões e privatizações do BNDES, Fábio Abrahão. “Estamos confiantes no sucesso deste bloco, que representa mais uma etapa do projeto rodoviário para o Estado do Rio Grande do Sul. Somados os 3 blocos, estamos falando em um potencial de geração de mais de 13 mil empregos diretos e indiretos nos próximos cinco anos”, complementou Abrahão.

Os investimentos serão empregados em ampliações e melhorias que proporcionarão maior fluidez do trânsito e segurança por meio da redução da quantidade de acidentes. O futuro concessionário terá a obrigação de duplicar cerca de 296 km de rodovias, além de implantar 11,67 km de faixas adicionais unilaterais. Também estão previstas 48 novas passarelas, 173 novos dispositivos de interseção, a implantação de ciclovia interligando as cidades de Arroio do Meio a Lajeado, 34,12 km de vias marginais, 6,86 km de correções de traçados, dois contornos: Vila Maria e Vila Zuchetti e 11 pontos de passagens de animais.

Previsto para 1º de setembro, o leilão terá como critério o menor valor de tarifa pedágio, sem limite de desconto, porém com exigência de aporte de capital próprio a cada ponto percentual de deságio.  Isto significa que quanto maior o deságio, mais recursos o investidor terá que comprovar para garantir a viabilidade do projeto.

O BNDES e Rodovias - Para alcançar os objetivos estratégicos de sua agenda para o desenvolvimento do país, o Banco passou a atuar como uma fábrica de projetos e serviços, estruturando parcerias com o setor público, novos investidores e operadores qualificados, visando desenvolver soluções privadas para problemas públicos. A carteira de projetos de rodovias do BNDES é composta por mais de 12 mil quilômetros em todo o país, com trechos federais e estaduais. Em abril foi arrematada a concessão de 271 km de rodovias no Rio Grande do Sul, no primeiro leilão rodoviário da Fábrica de Projetos do BNDES.

Foto: Agência BNDES

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