BNDES e MG assinam estruturação e implementação de PPP para melhorar rede estadual de ensino

Projeto beneficia mais de 90 mil estudantes em 38 municípios mineiros Cerca de 93 mil alunos em 38 municípios na região de Belo Horizonte e de Montes Claros serão beneficiados por um contrato assinado...

  • Projeto beneficia mais de 90 mil estudantes em 38 municípios mineiros

Cerca de 93 mil alunos em 38 municípios na região de Belo Horizonte e de Montes Claros serão beneficiados por um contrato assinado na última sexta-feira, 8, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), do estado de Minas, para a estruturação e implementação de Parceria Público-Privada (PPP) destinada a melhorar a infraestrutura da rede de ensino estadual mineira. Entre os serviços abrangidos estão reforma, reconstrução, construção, manutenção, conservação, gestão e operação de serviços não pedagógicos de até 123 escolas públicas.

“O projeto permitirá aos diretores das escolas que se dediquem mais às questões pedagógicas e menos às burocráticas, de modo que possam focar seu tempo nas crianças e nos jovens. Estamos muito entusiasmados com as melhorias que a iniciativa gerará em todo o sistema educacional”, comemorou Thiago Toscano, diretor-presidente da Codemge.

Na avaliação do diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa, “trata-se de uma ação importante do BNDES, em parceria com o Governo de Minas Gerais, que marca o início da estruturação de um projeto com o objetivo de garantir expansão, melhoria da infraestrutura e de serviços não pedagógicos do ensino público no estado, com investimentos previstos da ordem de R$ 1 bilhão".

Segundo o superintendente da Área de Soluções de Infraestrutura do BNDES, Ian Guerriero, “o projeto com o Estado de Minas Gerais faz parte da estratégia do Banco para incrementar sua carteira de estruturação de projetos de educação, que passou a ser uma prioridade para o BNDES.”

“A nova fronteira é avançar com parcerias na área social, e esta iniciativa em conjunto com a Secretaria de Educação vai exatamente nessa linha. O projeto é extremamente meritório pelo impacto que terá na vida de milhares de alunos do nosso sistema estadual de ensino", afirmou o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais.

A estruturação do projeto de PPP contempla ainda a contratação de consultores especializados para apoiar o BNDES na modelagem do projeto, e o apoio ao governo estadual para realização de audiências, consultas públicas e roadshows com investidores, além do preparo e realização do leilão.

 “Dar forma e direção a uma iniciativa que busca melhorar a qualidade do ensino e do aprendizado de mais de 90 mil alunos, envolvendo municípios e escolas de todo o estado, é algo que nos motiva ainda mais a realizar um trabalho de altíssimo nível. São reformas essenciais que certamente levarão a um ambiente escolar cada vez mais qualificado”, afirmou Sérgio Cabral, diretor de Gestão de Ativos e Mercados da Codemge.

Com a assinatura do contrato, o BNDES passa a ter cinco projetos em estruturação no setor de Educação, com os municípios de Recife (PE), Caxias do Sul (RS) e do Rio de Janeiro (RJ), além dos estados de São Paulo e Minas Gerais.



Marcelo Camargo, Agência BrasilMarcelo Camargo / Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Baixar Imagens