“BNDES Matchfunding Salvando Vidas” arrecada R$ 73 milhões para hospitais filantrópicos e Santas Casas do SUS
Resultado foi divulgado em Live, nesta sexta, 21, com a participação dos presidentes do Banco e da Eletrobras Irmã mostra importância das doações no atendimento aos doentes Promovido pelo Banco Nacion...
- Resultado foi divulgado em Live, nesta sexta, 21, com a participação dos presidentes do Banco e da Eletrobras
- Irmã mostra importância das doações no atendimento aos doentes
Promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o programa de financiamento coletivo “BNDES Matchfunding Salvando Vidas” arrecadou, desde o fim de abril até o momento, mais de R$ 73 milhões para a compra de equipamentos de materiais, insumos e equipamentos de proteção para os médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
O total arrecadado pelo programa envolve doações de 1.680 pessoas físicas e de 30 empresas, além do próprio Banco. Para cada um real doado por meio da plataforma de crowdfunding Benfeitoria, o BNDES financia outro real, utilizando para isso recursos não reembolsáveis do seu Fundo Social.
Mais de R$ 30 milhões já começaram a ser aplicados na compra de materiais, insumos e equipamentos de proteção para profissionais de saúde que trabalham nas Santas Casas e nos hospitais filantrópicos em todo o país e que atendem, principalmente, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). As doações já atendem 268 hospitais em 218 municípios de 26 estados do país, mas esses números ainda devem crescer.
Os dados foram divulgados pelo presidente do BNDES, Gustavo Montezano, em Live ocorrida na tarde desta sexta-feira, 21, que contou com a participação do presidente da Eletrobrás, Wilson Ferreira Junior, além representantes de duas instituições beneficiadas pela campanha: a Casa de Saúde Santa Marcelina, de São Paulo, e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, de Pernambuco.
“É importante celebrar as pequenas vitórias, especialmente quando essa vitória é a da solidariedade, da colaboração, do engajamento coletivo em prol daqueles que mais precisavam e ainda precisam do nosso apoio durante essa crise”, comemorou Montezano. Para ele, essa é uma ação inovadora, uma nova forma de atuar. “Começamos com o pé direito. A gente acredita que seja o maior matchfunding da história. Mas, tão importante quanto o evento em si, é olhar pra frente e ver que temos muito a fazer. Trabalhar de forma colaborativa, pensando no propósito e em quem mais precisa na ponta”.
Eletrobras celebra - Wilson Ferreira Junior relatou o desafio que é enfrentar uma pandemia como a do COVID-19, sendo a Eletrobras uma empresa de serviço essencial. A empresa foi a maior doadora da campanha, com R$ 19,8 milhões doados, além da holding, pelas empresas Eletrobras CGT Eletrosul, Chesf, Eletronorte, Eletronuclear, Furnas. Ele também elogiou os envolvidos na campanha: “É uma tranquilidade quando a gente tem uma rede de hospitais que nos presta serviços e nos atendem, que tenha esse apoio que está sendo feito através desta iniciativa. Queria obviamente, agradecer e cumprimentar cada um de vocês (parceiros e apoiadores), redes hospitalares e de saúde que muito rapidamente se prostraram para superar essa situação que estamos vivendo”.
A irmã Rosane Ghedin, presidente e diretora da Rede de Saúde e Cultura Santa Marcelina, agradeceu a todos os participantes da campanha pelo ato de cidadania: “Sem este trabalho e todas as empresas que contribuíram, seria impossível nós superarmos este momento tão difícil e desafiador para a manutenção do atendimento das pessoas afetadas com a pandemia. Que este ato de solidariedade contagie toda sociedade e faça de nós todos iguais”.
O projeto - O “BNDES Matchfunding Salvando Vidas” conta com parceria da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), com o apoio da plataforma de matchfunding Benfeitoria da Sitawi Finanças do Bem e da disponibilização da plataforma de tecnologia para avaliação e cotação de preços da Bionexo. Também contou com o apoio de empresas que acreditaram no projeto, são elas: Eletrobrás, Banco ABC, Klabin, Linx e Lorinvest, além delas, CPFL Energia, Duratex, Ultra, B3, CYMI, Cobra Brasil, Petrobras, Siemens Fundação, Cart, Eneva, Minerva Foods, Isa Cteep, Vinci partners, Axxon Group, Instituto Votorantim, Mitsui & Co. (Brasil) S.A., Dahlia, Rio Energy e Raízen. Ainda conta com a Ernst & Young, que abraçou a iniciativa prestando o serviço de auditação de forma totalmente pró bono.
Assista à Live completa aqui:
Clique aqui para mais informações sobre o BNDES Matchfunding Salvando Vidas.
Foto: André Telles - BNDES/Divulgação