“Afluentes”, série produzida pelo BNDES, estreia no Canal Gov

  • Programa apresenta histórias reais de comunidades brasileiras beneficiadas pelo Fundo Amazônia
  • Primeiro episódio vai ao ar nesta sexta-feira, 24 de outubro, às 12h25

O Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estreia nesta sexta-feira, 24, às 12h25, a série Afluentes, produzida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A iniciativa, que marca os 17 anos do Fundo Amazônia, apresenta histórias reais de comunidades brasileiras beneficiadas pelo instrumento e mostra grupos que atuam em prol da conservação ambiental no bioma.

Com dez episódios, a série mostra diferentes projetos que receberam recursos do Fundo Amazônia e contam as histórias das pessoas ligadas a essas iniciativas, como populações indígenas, produtores da agricultura familiar, ribeirinhos, trabalhadores da segurança pública e outros.

Os episódios destacam as mudanças e avanços percebidos pelas pessoas envolvidas em cada ação apoiada e apresentam, sempre ao final, dados gerais sobre os recursos investidos e a população impactada.

De acordo com a diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello, o Fundo Amazônia se tornou a maior iniciativa mundial para a redução de emissões por desmatamento e degradação florestal (Redd+). Desse modo, e um dos principais instrumentos de execução da política ambiental e climática brasileira.

“Cada entrevista reflete a mudança de patamar na atuação do Fundo Amazônia, com ganhos de escala, novo ritmo de aprovação e foco nos projetos estruturantes e estratégicos. Desde 2009, houve aprovações de 133 projetos, das quais 31 (23,3%) ocorreram desde 2023. Cerca de 650 organizações comunitárias e 260 mil pessoas foram impactadas positivamente pelas ações do Fundo”, afirma Campello.

“A série Afluentes apresenta histórias que são ‘afluentes de um rio chamado Fundo Amazônia’. Mostramos diferentes projetos que receberam recursos do Fundo e as pessoas que transformam essas iniciativas em realidade”, completa Campello.

No episódio de estreia, os kayapós do Xingu, da aldeia Piaraçu, e os agricultores familiares Scalsavara, de Nova Canaã do Norte (MT), compartilham suas experiências e mostram como suas ações contribuem para o desenvolvimento sustentável e a preservação da floresta.

Compromisso socioambiental – Neste momento em que o Brasil está em vias de receber delegações internacionais para a COP30, a emissora reafirma seu comprometido com a pauta ambiental e com a difusão de informações de interesse público, ampliando sua programação voltada às questões climáticas. Além de Afluentes, o Canal Gov exibe outras produções sobre o tema, como a série de curtas-documentários Justiça Climática e o Estúdio COP30.

Para Tereza Campello, a exibição da série pelo Canal Gov fortalece, com uma comunicação sensível e aprofundada, os avanços na preservação da Amazônia. “Ampliar os espaços de divulgação da série Afluentes, como a exibição no Canal Gov, é motivo de orgulho para a equipe do BNDES. É um espaço muito qualificado, que vai permitir levar essas mensagens a mais pessoas de diferentes partes do país”, afirmou.

Fundo Amazônia – Criado em 2008, o Fundo Amazônia tem como objetivo viabilizar o apoio nacional e internacional a projetos para a conservação e o uso sustentável das florestas na Amazônia Legal, região que engloba os nove estados da região. Sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o BNDES é responsável pela captação e pela gestão de recursos e pela contratação e pelo monitoramento das iniciativas financiadas pelo Fundo Amazônia. Saiba mais.

Sobre a emissora – O Canal Gov tem transmissões ao vivo e cobertura do dia a dia das ações do Poder Executivo que fazem diferença na vida do cidadão. É uma fonte de informações e de conhecimento para ampliar o acesso às medidas implementadas e facilitar a vida dos brasileiros e brasileiras. Conta com uma multiprogramação, tendo como principais programas Brasil em Dia; Bom dia, Ministro(a) e o tradicional A Voz do Brasil.

SERVIÇO
Afluentes – sexta-feira (24), às 12h25, no Canal Gov
Como assistir – no canal digital aberto 1.2 (SP) e 2.2 (demais estados), no site do Canal Gov, no YouTube e nas redes sociais – @canalgov

Com informações da Agência Gov

Foto: BNDES

Baixar Imagens