Em seminário no Rio, BNDES e Sistema OCB destacam impacto do cooperativismo no desenvolvimento

  • Evento aborda crescimento econômico, desenvolvimento social e inclusão financeira

  • Em 2024, as cooperativas de crédito foram responsáveis por 34% das operações de repasse aprovadas pelo BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social realiza nesta quinta-feira, 10, no Rio de Janeiro, o seminário “Impacto do Cooperativismo no Desenvolvimento do Brasil e o Apoio do BNDES”, em parceria com o Sistema OCB e o Portal Metrópoles.  Durante o evento, o Banco e a Organização das Cooperativas Brasileiras assinam Acordo de Cooperação Técnica para promover o acesso das cooperativas ao crédito, ampliando a produtividade e a competitividade do segmento no país.

O evento, transmitido ao vivo a partir das 10h, contará com a presença dos presidentes do BNDES, Aloizio Mercadante, e do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas; do assessor especial Ministério da Agricultura e Pecuária, Carlos Ernesto Augustin; dos diretores o Banco, Maria Fernanda Coelho (Crédito Digital para MPMEs) e José Luis Gordon (Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior); do diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton Aquino, e dos deputados federais Fernando Mineiro e Arnaldo Jardim, entre outras autoridades. Eles vão discutir o papel do cooperativismo na economia nacional e os investimentos do BNDES para fortalecer o setor.

O seminário será estruturado em painéis temáticos que irão abordar diferentes perspectivas do cooperativismo. O primeiro, mediado por Maria Fernanda Coelho, discutirá o Impacto do Cooperativismo de Crédito no Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil. O segundo painel, moderado por José Luis Gordon, abordará como o cooperativismo agroindustrial impulsiona o desenvolvimento sustentável.

Impacto do setor no crédito - Em 2024, as cooperativas de crédito foram responsáveis por 34% das operações de repasse aprovadas pelo BNDES por meio de agentes financeiros parceiros. Esse percentual representa um aumento significativo em relação aos 3% registrados em 2014, o que evidencia a crescente relevância dessas entidades no cenário econômico nacional. Atualmente, 700 cooperativas de crédito atendem mais de 17,9 milhões de cooperados e possuem ativos que ultrapassam R$ 809 bilhões. Além disso, em 368 municípios que não possuem outras instituições bancárias, as coops de crédito são a única opção para promoção de inclusão e educação financeira das comunidades.

Cooperação técnica - Assinado durante o seminário, acordo de cooperação técnica entre o BNDES e a OCB, vai contribuir na divulgação permanente e atualizada das políticas, formas de atuação e plataformas digitais do BNDES para promoção do acesso das cooperativas às soluções disponíveis no Banco. As duas entidades devem realizar eventos, ações e capacitações de colaboradores para facilitar essa interação e poderão desenvolver projetos e plataformas em parceria, que estimulem o conhecimento, a cultura e o mercado de trabalho cooperativista, além de intercâmbio de informações e estudos.

Confira abaixo a programação do evento:

10h às 11h | Mesa de Abertura

  • Aloizio Mercadante - Presidente do BNDES
  • Marcio Lopes de Freitas - Presidente da OCB
  • Carlos Ernesto Augustin - Assessor Especial do Ministério da Agricultura e Pecuária
  • Fernando Mineiro – Deputado Federal
  • Arnaldo Jardim – Deputado Federal e Presidente da Frencoop
  • Maria Fernanda Coelho – Diretora BNDES

11h às 11h45 | Painel 1 – “Impacto do cooperativismo de crédito no desenvolvimento econômico e social do Brasil”

Moderadora: Maria Fernanda Coelho, diretora de Crédito Digital para MPMEs do BNDES

Participantes:

  • Ailton Aquino – Diretor de Fiscalização do Banco Central
  • Alison Pablo de Oliveira – Pesquisador da FIPE (Estudo de Impacto do Cooperativismo de Crédito no Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil)
  • Enio Meinen – Diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob

11h45 às 12h30 | Painel 2 – “O cooperativismo de produção agroindustrial e o desenvolvimento sustentável”

Moderador: José Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, inovação e Comércio Exterior do BNDES

Participantes:

  • Pedro Neto – Secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentavel, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura
  • Alberto Oppata – Presidente da C.A.M.T.A - Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu
  • Elias José Zydek – Presidente da Frimesa Cooperativa Central

12h30 | Encerramento

SERVIÇO

Seminário “Impacto do Cooperativismo no Desenvolvimento do Brasil e o Apoio do BNDES”

Data: 10 de abril de 2025

Horário: das 9h30 às 13h

Local: BNDES - Auditório Reginaldo Treiger - Av. República do Chile, 100, Centro, Rio de Janeiro (RJ)

Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/live/N71jPU6SPZg

Foto: André Gurjão - Ascom SDA - Gov do Estado do Ceará

Baixar Imagens