Em novo ciclo, BNDES Garagem atrai mais de 1.800 startups com foco em economia verde, saúde, educação e periferias
- Programa impulsiona negócios de impacto e amplia a presença de startups das regiões Norte e Nordeste
- Resultados reforçam a estratégia do Banco de fomentar empreendedorismo sustentável e desenvolvimento regional
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta sexta-feira, 10, o balanço das inscrições para o segundo ciclo de 2025 da 3ª edição do BNDES Garagem. A iniciativa, que apoia negócios de impacto em todo o Brasil, recebeu um total de 1.828 propostas, reforçando o fortalecimento de startups voltadas a soluções para os grandes desafios sociais e ambientais do país.
Do total de inscritos, 1.519 projetos foram submetidos ao módulo Criação, voltado para negócios em estágio inicial, enquanto 309 se destinaram ao módulo Tração, focado na aceleração de startups já estabelecidas.
As temáticas das propostas sinalizam as áreas prioritárias para o ecossistema de impacto. A área de economia verde e descarbonização se destacou com 560 inscrições, seguida por educação (278), saúde (257) e economia da periferia (170). Soluções em economia azul, voltadas para a sustentabilidade dos oceanos, também apareceram com 38 projetos.
O perfil dos inscritos revela uma concentração de 58,7% nas regiões Sudeste (775) e Sul (244). Contudo, em linha com o objetivo do programa de ampliar a diversidade regional, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste somaram 41,3% das propostas, com 164, 386 e 204 inscrições, respectivamente. O programa mantém a meta de que ao menos 40% das startups selecionadas sejam desses locais.
Entre os estados, São Paulo lidera a lista com 412 projetos, seguido por Rio de Janeiro (224), Rio Grande do Sul (113) e Minas Gerais (104). Pernambuco (91), Bahia (90) e Pará (86) também se destacam, demonstrando o alto alcance da iniciativa.
Esses eixos, que incluem ainda a gestão de água e a inclusão produtiva, são vistos pelo BNDES como estratégicos para o desenvolvimento e devem orientar futuros investimentos, conectando as startups a desafios nacionais.
“O BNDES Garagem reflete o papel do Banco como indutor de soluções inovadoras para os grandes desafios do país. O programa estimula empreendedores de todas as regiões a desenvolver tecnologias e modelos de negócio com impacto social e ambiental positivo, reforçando o compromisso do Banco com um Brasil mais justo, sustentável e competitivo”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
“O número expressivo de inscrições e a diversidade temática e regional desta edição mostram a força do ecossistema empreendedor brasileiro e o potencial de soluções que contribuem para um país mais sustentável, inclusivo e competitivo”, afirma Maércio Diogo, sócio do Quintessa e coordenador da aceleração do BNDES Garagem.
Como incentivo à diversidade, esta edição do programa BNDES Garagem conta com o Prêmio Mais Brasil, que reconhecerá negócios das regiões Norte e Nordeste e da temática de periferias com aportes de R$ 20 mil (Criação) e R$ 30 mil (Tração).
Ao final deste novo ciclo, previsto para junho de 2026, as startups que mais se destacarem em cada módulo concorrerão a prêmios que variam de R$ 32 mil a R$ 85 mil para o módulo Criação, e de R$ 64 mil a R$ 160 mil para o módulo Tração, impulsionando seu crescimento e escala. No total serão R$ 915 mil, distribuídos para 16 startups.
Edições anteriores – O BNDES Garagem encerrou o 1º ciclo da 3ª Edição em abril, durante o DemoDay realizado na sede do BNDES, no Rio. Os 10 negócios finalistas apresentaram suas propostas (pitch) e receberam prêmios que totalizaram R$ 720 mil.
Em 2024, o BNDES Garagem recebeu 1.840 inscrições de todos os estados do país. Dos 100 negócios selecionados, apenas dez chegaram à etapa final de apresentação das propostas no Demoday. Ao longo do programa, os participantes tiveram 112 horas de mentorias e 392 horas de acompanhamento individual com múltiplos atores e potenciais clientes do ecossistema, gerando cerca de R$ 21 milhões em valor movimentado e 21 novos contratos fechados durante o ciclo. Mais de 100 parceiros foram engajados durante o programa, trazendo mais de 600 conexões entre empreendedores, clientes, investidores e mentores.
Das 100 startups selecionadas no 1º ciclo, 51% atuam em economia verde e descarbonização, 47% contam com representantes pretos ou pardos, e 42% estão localizadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Além disso, 61% dos negócios têm representantes do gênero feminino.
Desde sua primeira edição, o BNDES Garagem já apoiou mais de 300 startups, algumas delas com histórias de sucesso e projetos nas áreas de saúde, soluções financeiras, meio ambiente e logística.
Foto: André Telles/BNDES