BNDES Mais Perto de Você reúne 200 donos de pequenos negócios em Porto Velho

  • Empreendedores rondonienses conheceram soluções de crédito e garantias em encontro promovido pelo Banco e agentes financeiros
  • Ação integra preparativos do Banco para a COP30 e reforça apoio às MPMEs da região amazônica


Cerca de 200 empresários participaram, nesta quinta-feira, 25, da edição de Porto Velho (RO) do “BNDES Mais Perto de Você”, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero). O encontro aproximou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) locais com a apresentação de linhas de crédito voltadas para capital de giro, aquisição de máquinas e equipamentos e acesso a garantias.

O BNDES Mais Perto de Você já passou por diversas cidades brasileiras como parte das ações preparatórias para a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA). Pará, Acre, Maranhão e Amazonas já receberam o evento. O Banco ainda visitará Roraima, Tocantins e Mato Grosso.

Com o apoio da Fiero, o evento reuniu representantes de agentes financeiros credenciados para repassar recursos do BNDES, entre eles Santander, Banco do Brasil (BB), Banco da Amazônia (Basa), Sicoob e Sicredi, que ofereceram atendimento individual ao final da programação.

Segundo a gerente de relacionamento do BNDES, Cristiane de Jesus, a ação tem como objetivo esclarecer dúvidas e oferecer soluções sob medida para os empreendedores. “O evento é muito enriquecedor, com as condições financeiras diferenciadas do BNDES. Após o momento de apresentação, os empresários podem se dirigir às mesas de negociação para apresentar suas necessidades e conhecer as principais soluções para sua área de negócios”.

Para a consultora de negócios Sylmara Costa, a ação do BNDES é útil. “É uma ação muito sensível. Para nós, consultores de negócios, nem sempre a informação chega na ponta. Gostei muito de saber dessas linhas de crédito, que vão nos aproximar dos bancos e dos empresários”.

Consultora de negócios Sylmara Costa

Foto: Frank Néry

O empresário Rêmulo Ximenes também avalia positivamente o encontro. “Achei fundamental se aproximar dos micros e pequenos empreendedores. Todos os bancos estão disponíveis para tirar dúvidas, e isso abre portas para o desenvolvimento de cada empresa”.

Cristiane de Jesus reforçou que as pequenas empresas são as principais responsáveis por gerar empregos no Brasil. “É por isso que a gente oferece essas ações de fomento e divulgação para fortalecê-las. Estamos também divulgando as linhas do Plano Brasil Soberano, recentemente lançado pelo Governo Federal, onde o BNDES é o principal operador”.

Segundo a gestora de relações institucionais do sistema OCB/RO, Jeorgelene de Matos, a parceria amplia as oportunidades de crédito às cooperativas. “O BNDES divulgou soluções com linhas de crédito e financiamento que, principalmente, nossas cooperativas de crédito operam com os cooperados”.

Foto: Frank Néry

Baixar Imagens