“BNDES Mais Perto de Você” reúne 220 empreendedores em Macapá

  • Voltado a micro, pequenos e médios empresários, evento apresenta soluções de financiamentos, inovações, capacitações e orientações com foco no desenvolvimento regional

  • Iniciativa integra a chamada COP Amazônica. São Luís, Manaus, Palmas, Porto Velho e Boa Vista serão as próximas


Com o objetivo de apresentar linhas de financiamento e fomentar o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizou, nesta quinta-feira, 10, na cidade de Macapá, no Amapá, mais uma edição do “BNDES Mais Perto de Você”. Realizado em parceria do Sebrae Amapá e instituições financeiras credenciadas pelo BNDES, o evento ofereceu orientações sobre acesso a crédito, inovações, capacitações e apoio à gestão para cerca de 220 empreendedores amapaenses.

Durante o encontro, a gerente de Relacionamento do BNDES, Cristiane Yaika, detalhou as principais linhas de financiamento do Banco para MPMEs, em áreas como inovação, sustentabilidade, infraestrutura e capital de giro. “O BNDES tem como missão o desenvolvimento econômico e socioambiental do país. O apoio às MPMEs é uma prioridade estratégica do Banco, já que elas são responsáveis por uma grande parte da geração de empregos e renda no Brasil”.

Gerente de Relacionamento do BNDES, Cristiane Yaika

Foto: Sena / BNDES

A edição do “BNDES Mais Perto de Você” em Macapá é mais um passo do Banco em apoio ao Norte do país, no âmbito da chamada “COP Amazônica”. Até a conferência, que ocorre em novembro em Belém (PA), o BNDES percorre os nove estados da Amazônia legal. Além de Macapá, as cidades de Belém e Rio Branco já foram contempladas. São Luís, Manaus, Palmas, Porto Velho e Boa Vista são as próximas a receber o evento.

Acesso ao crédito - Entre os empreendedores presentes, Elis Regina, proprietária de uma empresa de energia sustentável, compartilhou sua experiência: “Nosso faturamento foi impactado por mudanças recentes na legislação sobre energia solar, e participar desse encontro foi fundamental para entender caminhos de acesso ao crédito, seja para ampliar a empresa ou simplesmente atravessar esse período com mais fôlego. Saio daqui com dúvidas esclarecidas e novas perspectivas de negócio”.

O fotógrafo e empresário Marcos Cavalcante também se surpreendeu com a acessibilidade do BNDES: “Sempre ouvi falar do Banco, mas achava que era só para empresas grandes. Hoje, entendi que existem soluções feitas para quem está começando e precisa de apoio para crescer, o que cria um cenário mais favorável para quem quer empreender no Amapá. Vim em busca de crédito, mas também de conhecimento”, afirmou.

Foto: Sena / BNDES

Parceiros - Durante o “BNDES Mais Perto de Você” em Macapá, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) prestou atendimento sobre gestão empresarial aos empreendedores locais.

Josiel Alcolumbre, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá, enfatizou a dificuldade que empreendedores enfrentam para acessar linhas de crédito. “A parceria com o BNDES é fundamental. Muitos empresários ainda não sabem como buscar recursos, aí eles desistem ou se endividam. O Sebrae está aqui para orientar, tirar dúvidas e apoiar desde a estruturação do negócio até a análise de contratos bancários, para que decisões equivocadas não comprometam o futuro das empresas”, disse.

Também presente no evento, o Secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Eduardo Tavares, ressaltou os avanços na ampliação do acesso ao crédito. “Estamos vivendo um momento de transformação no Amapá e na Amazônia. O Governo Federal tem atuado de forma coordenada para garantir que o crédito chegue a quem realmente precisa, desde o microempreendedor urbano até o agricultor familiar. Nosso foco é não deixar ninguém para trás”, afirmou.

Foto: Sena / BNDES

Baixar Imagens