Governo entrega túnel no RJ, em obra viária que recebeu R$ 702,8 mi do BNDES

  • Túnel Moacyr Sreder Bastos integra o Anel Viário, num conjunto de intervenções que incluem binários, ligações viárias e melhorias para conectar o bairro carioca de Campo Grande à Avenida Brasil
  • Após a conclusão, o sistema poderá reduzir em até 90% o tempo de deslocamento entre o bairro e a via expressa

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, inauguraram nesta sexta-feira (6) o Túnel Moacyr Sreder Bastos (cerca de 600 metros), construído sob o maciço rochoso Luiz Bom, no bairro de Campo Grande, Zona Oeste da capital fluminense.

A obra integra o Plano de Mobilidade Urbana do bairro carioca, que contou com financiamento do BNDES no valor de R$ 702,8 milhões (84% do valor total do projeto), e gera mais de 15 mil empregos diretos e indiretos.

Com apoio do BNDES, a Prefeitura do Rio está implantando um conjunto de oito intervenções estruturantes, com destaque para o Túnel Luiz Bom, elemento central do Anel Viário, além de binários, ligações viárias e melhorias complementares que conectarão o bairro à Avenida Brasil. O mergulhão da Avenida Cesário de Melo já foi entregue em 2024. O Anel Viário tem a conclusão prevista para dezembro de 2026.

Foto: André Telles/BNDES

“O apoio do BNDES atende à determinação do presidente Lula de melhorar o tráfego, aumentar a segurança para a circulação de ciclistas e pedestres, e reduzir o tempo de deslocamento dos moradores de Campo Grande, o maior e mais populoso bairro do Rio de Janeiro, com mais de 320 mil habitantes”, explica o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

“Estamos inaugurando hoje o primeiro trecho do Anel Viário de Campo Grande, ligando a Estrada da Caroba à Estrada da Posse. As obras continuam agora no trecho entre a Posse e a Avenida Brasil. É uma intervenção transformadora para a mobilidade da região: um trajeto que hoje pode levar 40 ou até 50 minutos passará a ser feito em cerca de 5 minutos. Isso muda a vida das pessoas e melhora o dia a dia de quem vive e trabalha em Campo Grande”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O plano tem como objetivo ampliar e modernizar o sistema viário do bairro, com a criação de novas conexões e melhorias nos entroncamentos. As intervenções previstas visam facilitar o fluxo veicular e diminuir o tempo de viagem, trazendo impactos positivos para o transporte público da região, uma vez que, entre outros benefícios, permitirão ajustar o percurso dos ônibus alimentadores aos terminais de BRT da Transoeste e Transbrasil.

Foto: Andrea Cordeiro/BNDES

Baixar Imagens