Com R$ 2,96 bi, BNDES financia melhorias em rodovias de São Paulo

  • Com recursos via emissão de debêntures incentivadas e Finem, Ecovias Noroeste Paulista vai duplicar 123 km, implantar 147 km em faixas adicionais e construir 75 km em ciclovias

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiará, com R$ 2,96 bilhões, a Concessionária de Rodovias Noroeste Paulista S/A, a Ecovias Noroeste Paulista, que realizará obras de melhorias e ampliação da capacidade do sistema rodoviário do Lote Noroeste Paulista, em trechos das rodovias SP-310, SP-323, SP-326, SP-333 e SP-351, nas regiões de São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos e Barretos.

O apoio do Banco consistirá em investimento de R$ 2,783 bilhões em emissão de debêntures incentivadas, coordenada pela própria instituição, além de R$ 178,33 milhões da linha Finem. Além do BNDES, a emissão de debêntures contará com R$ 1,173 bilhão de outros debenturistas. O endividamento de longo prazo total será de R$ 4,133 bilhões.

Ao todo, o projeto tem investimento de R$ 6 bilhões até 2030 e deve gerar 2.159 empregos diretos e indiretos durante a implantação. Ao longo dos 30 anos de concessão são previstos investimentos superiores a R$ 16 bilhões. A Ecovias Noroeste Paulista administra 600 quilômetros no estado.

Entre as obras de ampliação previstas, estão a execução de 123 km de duplicações (ao final da concessão, apenas um trecho de 44,1 km concedido permanecerá em pista simples) e 147 km de faixas adicionais. Em trechos urbanos, serão implantados ou adequados 26 km de vias marginais, além de adequações e implantações de passarelas. Serão construídos, ainda, 75 km de ciclovias. As dez praças de pedágios serão gradativamente, desativadas e substituídas por dez pórticos que possibilitam a cobrança sem a necessidade de paradas ou redução de velocidade. Até o momento, duas praças já foram convertidas para o sistema free flow.

As intervenções incluem, ainda, a aquisição de: veículos para administração; equipamentos de pedágio, controle e fiscalização; sistemas de telecomunicação e monitoração de tráfego; e equipamentos da administração e operação; além da implementação de programas ambientais.

“As rodovias na região Noroeste do Estado de São Paulo são um importante corredor logístico para o transporte de produtos agropecuários e fertilizantes, além de combustíveis, máquinas, equipamentos e materiais de construção. O financiamento aprovado pelo BNDES é fruto da atuação republicana do governo do presidente Lula, que trabalha para levar o desenvolvimento a todos os estados brasileiros”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

"A parceria com o BNDES possibilitou a estruturação customizada dos financiamentos de longo prazo, alinhada ao ciclo de investimentos e geração de caixa da Ecovias Noroeste Paulista. Essa solução assegura a sustentabilidade financeira do projeto e, ao mesmo tempo, viabiliza entregas que gerarão mais segurança, eficiência logística e desenvolvimento regional", diz a diretora de Finanças Corporativas do Grupo EcoRodovias, Andrea Fernandes.

O Lote Noroeste cruza 32 municípios paulistas: Araraquara, Barretos, Barrinha, Bebedouro, Borborema, Catanduva, Catiguá, Cedral, Colina, Dobrada, Fernando Prestes, Guariba, Ibaté, Itápolis, Jaboticabal, Matão, Mirassol, Palmares Paulista, Paraíso, Pindorama, Pirangi, Pitangueiras, Santa Adélia, Santa Ernestina, São Carlos, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Taiúva, Taquaral, Taquaritinga, Uchoa e Vista Alegre do Monte Alto.

A concessionária – A Concessionária de Rodovias Noroeste Paulista S.A. foi criada para prestar serviços públicos de operação, manutenção e realização dos investimentos necessários para a exploração do Lote Noroeste. É subsidiária integral da EcoRodovias Concessões e Serviços S.A., subholding que concentra a participação das concessões rodoviárias do Grupo EcoRodovias. O grupo é um dos principais investidores em infraestrutura do Brasil, com doze concessões rodoviárias (totalizando 4,8 mil km de rodovias) e dois ativos portuários.

Foto: Ecovias Noroeste Paulista

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