Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Apr 25 07:57:59 CEST 2024 Thu Apr 25 07:57:59 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:17:47 02/07/2020 |INFRAESTRUTURA

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

Setor elétrico: BNDES fecha com bancos operação da “Conta-Covid”

  • Coordenadas pelo BNDES, 19 instituições financeiras participarão da operação Conta-Covid

  • Empréstimos para distribuidoras de energia elétrica terão custo de CDI + 2,9% ao ano, carência de 11 meses e prazo de 54 meses para o pagamento

  • Previsão é de que os recursos sejam liberados no final de julho

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fechou a coordenação e vai aportar, junto com outros bancos públicos, 30% dos recursos na chamada "Conta-Covid", financiamento emergencial destinado ao setor elétrico no contexto da pandemia do novo coronavírus. O volume total a ser liberado para as distribuidoras é de até R$ 16,4 bilhões, e os outros 70% serão fornecidos por bancos privados. O empréstimo terá custo de CDI + 2,9% ao ano, com 11 meses de carência e prazo de 54 meses para amortização. A adesão das distribuidoras de energia elétrica à iniciativa ocorrerá até a próxima sexta-feira, 3 de julho, e a previsão é de que os recursos sejam liberados no final do mês.

A operação foi organizada para evitar reajustes maiores nas tarifas de energia elétrica, que seriam originados por efeitos previstos no próximo processo tarifário ordinário das distribuidoras. Com a Conta-Covid, esses valores serão diluídos em 60 meses, reduzindo os índices dos reajustes a serem aprovados em 2020.

Regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no dia 23 de junho, a Conta Covid é uma operação de mercado, sem recursos do Tesouro Nacional, e foi estruturada sob a forma de empréstimo sindicalizado de bancos, lastreada por ativos tarifários. O processo de formação do grupo das 19 instituições financeiras participantes se deu após intensa negociação, com o apoio dos ministérios de Minas e Energia (MME) e da Economia (ME).

Designada como gestora da Conta, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), vai contratar a operação de crédito e repassar os recursos para as distribuidoras.