Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Apr 26 01:25:16 CEST 2024 Fri Apr 26 01:25:16 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:11:56 13/07/2020 |INFRAESTRUTURA |SUL

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

Divulgação

Saneamento: BNDES apoia ampliação de esgotamento sanitário e abastecimento de água no Paraná

• Com R$ 258 milhões do Banco, Sanepar fará melhorias em 14 municípios do Estado, beneficiando 62 mil pessoas com acesso a rede de esgoto

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiará com R$ 258 milhões a ampliação de esgotamento sanitário e abastecimento de água em 14 municípios do Paraná, beneficiando 62 mil pessoas. O financiamento foi concedido à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e acontece no âmbito do programa Avançar Cidades, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

O projeto deve gerar mais de seis mil empregos indiretos durante a fase de obras e outros 125 postos de trabalho, entre diretos e indiretos, após a sua conclusão. As melhorias serão realizadas nos municípios de Campo do Tenente, Araucária, Quitandinha, Agudos do Sul, Rio Negro, Balsa Nova, Colombo, Mandirituba, Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Piraquara, Quatro Barras, Pinhais e São José dos Pinhais.

Estima-se que, no total, as intervenções financiadas pelo BNDES resultem em 13.195 novas ligações de esgoto, na implementação de 450 quilômetros de rede interceptora e coletora de esgoto e de 58,4 quilômetros de rede adutora de água. Até 2025, aproximadamente 62 mil pessoas devem ser beneficiadas com acesso à rede de esgoto.

Além de melhorar a saúde e a qualidade de vida das cidades, elevando seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a operação contribuirá com o desenvolvimento econômico, por meio da geração de empregos e renda. Parte dos recursos do financiamento destina-se também à elaboração de projetos básicos de engenharia que viabilizarão obras futuras de ampliação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em localidades como Londrina, Cascavel, Região Metropolitana de Curitiba e no litoral do Estado.

Sobre a Sanepar – Criada em 1963, a Sanepar tem capital aberto desde o ano 2000, com ações negociadas na B3. Controlada pelo Estado do Paraná, que detém 60,1% do capital votante, é uma estatal não dependente. A companhia atua em 345 municípios paranaenses e um de Santa Catarina. De acordo com ranking elaborado pelo Instituto Trata Brasil em 2019, as cinco maiores cidades atendidas pela empresa estão no top 20 em atendimento de água e ocupam as primeiras posições em esgoto coletado e tratado, com rede coletora acima de 90%.