Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Por: Agência BNDES de Notícias
Publicação:19:10 26/09/2024 |MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS |NORDESTE
Ultima atualização: 19:16 26/09/2024
Com edição em Fortaleza, no Ceará, nesta quinta-feira, 26, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promoveu mais uma edição do “O BNDES Mais Perto de Você”, voltado para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). O evento contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE).
O encontro ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com as presenças do gerente de relacionamento do Gabinete da Presidência do BNDES, Arthur de Rezende, do 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado, do secretário-executivo da SDE, Sílvio Carlos e do superintendente do SEBRAE-CE, Joaquim Cartaxo.
Na primeira parte do evento, que chegou à quinta capital da região com recorde de inscrições e participação de cerca de 300 empreendedores e sete agentes financeiros parceiros (Banco do Brasil, BNB, Caixa, Santander, Bradesco, Sicredi e Itaú), os empresários puderam conhecer as principais linhas de financiamento do BNDES e tirar dúvidas sobre as opções mais adequadas para os seus negócios. Na sequência, os agentes financeiros parceiros do Banco em Fortaleza atenderam o público, a fim de explicar quais as necessidades de cada empresa.
Segundo Arthur de Rezende, “O BNDES Mais Perto de Você” é o primeiro passo para o empresário se relacionar com os agentes financeiros. “Hoje, é uma apresentação de necessidades, o conhecimento das oportunidades. Depois, o relacionamento se desenvolve na agência, quando o empresário tem um gerente, uma equipe do banco, para poder conversar e continuar o processo”, ressaltou.
Parceiro no evento promovido pelo BNDES, o Sebrae presta auxílio ao empresariado na obtenção do crédito. “O Sebrae orienta os empresários por meio de consultorias, de orientações individuais e estrutura o plano de negócios, contribuindo paraa análise de risco das operações. Contribui também com a aproximação das instituições financeiras”, explicou Felipe Cidrão.
A empresária de confecções de moda praia, Mary Carvalho, está há sete anos no ramo. Ela vê Fortaleza como um polo de alta demanda. Segundo Mary, quando ela começou não havia apoio nem liberdade para a adesão a crédito. “Hoje, estou aqui por acreditar que farei bons negócios com o BNDES, para que a minha empresa cresça mais e possa exportar, que é o nosso foco principal”, disse ela.
Após a realização do evento em Fortaleza, o BNDES pausa durante o mês de outubro por conta das eleições municipais. A expectativa é de retomar em novembro, além de percorrer toda a região Nordeste até o primeiro trimestre de 2025.
Desempenho - O BNDES ampliou as aprovações de crédito para empresas do Ceará no primeiro semestre de 2024, que totalizaram R$ 1,34 bilhão, valor 192% superior ao mesmo período de 2023. Nos seis primeiros meses do ano, o Banco também ampliou os desembolsos para R$ 540 milhões, valor 12,5% superior a 2023.