Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Sat Apr 20 14:38:43 CEST 2024 Sat Apr 20 14:38:43 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:15:11 24/10/2019 |CULTURA |SUDESTE

Ultima atualização: 16:54 29/10/2019

André Telles/Divulgação BNDES

Restaurado com apoio do BNDES, relógio do Largo da Carioca volta a funcionar após 10 anos

Quem passa pelo Largo da Carioca, um dos locais mais movimentados do Rio, pode ser surpreendido pelo som da Aleluia, de Handel, pela marchinha Cidade Maravilhosa (hino do município), de André Filho, ou por outra peça de um repertório musical variado. Com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) − por meio do Condomínio do Edifício de Serviços Juvenal Osório Gomes (Cedserj) − o antigo relógio musical de quatro faces instalado em frente ao Convento de Santo Antônio voltou a tocar, quebrando um silêncio de pelo menos dez anos.

Conhecido como “relógio do Largo da Carioca”, o monumento toca uma música a cada hora redonda, das 7h às 21h. A seleção musical atual é a mesma que foi introduzida na última reforma da peça, em 1999.

O relógio foi instalado em 1947, sobre o Lampadário do Largo da Carioca, existente no local desde 1909. Em 1981, o monumento foi tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Artístico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro (Inepac).

Iniciada em junho de 2019, a restauração foi executado pela empresa Acqua Total Projetos de Engenharia, com custo total de R$ 388 mil, e envolveu um minucioso trabalho de pesquisa histórica.

A parte central do monumento, que apresenta três sereias aladas em ferro fundido – representando a indústria, o comércio e a navegação – havia perdido elementos ao longo do tempo. Foi necessário recompor as peças a partir de fotografias antigas. A base, em cantaria, também teve que ser recuperada. Toda a parte elétrica foi renovada e a máquina do relógio substituída.

“Embora seja um monumento pequeno, se levarmos em conta a importância do Largo da Carioca e do conjunto arquitetônico da região, além das dificuldades do momento atual, a iniciativa ganha ainda mais relevância”, pondera o subsíndico do Cedserj, Márisson Veiga.

Largo da Carioca – Desde 1992, o Cedserj mantém termo de cooperação com a Prefeitura do Rio, por meio da Fundação Parques e Jardins (FPJ), para adoção da área gradeada do Largo da Carioca. A parceria inclui a realização de serviços de limpeza, pequenas manutenções, paisagismo e apoio de vigilância.