Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Apr 19 02:09:28 CEST 2024 Fri Apr 19 02:09:28 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:09:48 11/05/2022 |INFRAESTRUTURA

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

Latam Projects Hub

Por iniciativa do BNDES, plataforma unificada de projetos de infraestrutura na América Latina é lançada para alavancar investimentos

Portal unificado apresenta a investidores projetos de concessão e parcerias público-privadas de países da região

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), juntamente com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco Nacional de Obras y Servicios Públicos S.N.C. do México (Banobras) e a ALIDE (associação que reúne bancos de desenvolvimento da América Latina) lançam nesta quarta-feira (11) o Latam Projects Hub. A nova plataforma oferece a investidores a visão unificada de um conjunto de oportunidades de investimento em concessões, parcerias público-privadas e privatizações na América Latina, contendo informações estratégicas sobre os projetos.

A ideia é aproveitar a carteira de projetos de infraestrutura e privatizações do BNDES, atualmente a maior do mundo de acordo com ranking da consultoria Infralogic, e a carteira do México patrocinada pelo Banobras como ponto de partida do novo portal regional, a ser expandido com o suporte do BID e da ALIDE (que atua como gestora do hub) para outros países da região.

"É estratégico termos os ativos brasileiros posicionados ao lado de outros ativos da região, porque isso permite ao investidor enxergar sinergia em operações multinacionais. Estamos numa competição global em que informação e transparência são dois ativos essenciais na atração de capital", comentou Gustavo Montezano, presidente do BNDES.

As informações disponibilizadas permitirão que investidores tenham maior visibilidade para uma abordagem regional de portfólio, possibilitando que se preparem em tempo para participar dos processos de licitação. Igualmente, permitirá que Instituições Financeiras possam acompanhar o mercado de infraestrutura regional e buscar ter uma atuação multimercados.

O portal (www.latamprojectshub.org) conta com uma área na homepage para filtrar projetos por país, setor, tipo de projeto e status. Ao clicar em um projeto de interesse será possível ainda acessar uma ficha com informações de destaque.

Por meio das fichas de projeto a plataforma está conectada com o Hub de Projetos BNDES (https://projectshub.bndes.gov.br) e com o hub mexicano (www.proyectosmexico.com) patrocinado pelo Banobras. A mesma lógica se aplicará aos futuros participantes.

Além da previsão de expansão para outros países, a nova plataforma contará com informações sobre a sustentabilidade financeira, institucional, social, ambiental e climática dos projetos de infraestrutura, com apoio metodológico do BID. 

“Uma plataforma regional permitirá a identificação de oportunidades de investimentos para fundos e operadores de infraestrutura ao redor do mundo. Isso é algo inédito e facilitará a atração de investidores para a região, acessando mercados que hoje não possuem conhecimento dessas oportunidades”, disse Fábio Abrahão, diretor de Concessões e Privatizações.

O Representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, destacou a importância da nova plataforma para a região e da aliança entre BID-BNDES. “O BNDES é um parceiro fundamental para o BID. Por meio da plataforma, entre outras iniciativas conjuntas, vamos viabilizar grandes investimentos sustentáveis que contribuirão para a recuperação de nossas economias. Esta é a nossa guia para a recuperação sustentável da região, a nossa Visão 2025”, disse. 

O Hub de Projetos também está conectado ao Monitor de Investimentos (https://investimentos.economia.gov.br/monitor-investimentos), plataforma digital do Ministério da Economia lançada na última segunda-feira (9), que apresenta as projeções de investimentos no Brasil. Pelo site é possível ter acesso a dados de diferentes setores e de projetos específicos.

Para acessar a plataforma, clique em: www.latamprojectshub.org

O Latam Project Hub foi viabilizado por meio da Cooperação Técnica do BID, com recursos da Iniciativa Climática Internacional (IKI).

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

Sobre o BNDES

Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.

O BNDES lançou, em novembro de 2020, o Hub de Projetos (https://projectshub.bndes.gov.br), sua plataforma de promoção de projetos de infraestrutura, concessões, PPPs e privatizações, em estruturação pelo banco. O objetivo do Hub de Projetos do BNDES é permitir que os investidores tenham mais visibilidade sobre tais projetos e possam melhor se preparar para participar das licitações

Sobre o Banobras

O Banco Nacional de Obras e Serviços Públicos (Banobras) facilita o desenvolvimento de infraestrutura com alta rentabilidade social no México por meio de vários esquemas de financiamento, com visão de longo prazo e buscando potencializar a participação do setor privado, sendo o banco de desenvolvimento mais importante no país.

Cinco anos após seu lançamento, Proyectos México (www.proyectosmexico.gob.mx) é uma iniciativa do Governo do México promovida pela SHCP e operada pelo BANOBRAS, que por meio de uma página web concentra, administra e publica projetos de investimento de longo prazo no setor de infraestrutura que requerem a participação do setor privado. Esta ferramenta visa reduzir a lacuna entre o financiamento privado e projetos estratégicos para o México e oferece ao usuário informações para facilitar a avaliação e a tomada de decisão para o financiamento de projetos, com base em critérios de sustentabilidade.

Sobre a Alide

A ALIDE é a associação de instituições financeiras que gera soluções bancárias para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe. Fundada em 1968, tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento económico e social da região, através das boas práticas de financiamento do desenvolvimento que promove junto dos seus associados. É composto por cerca de 90 instituições membros com presença em mais de 20 países da América Latina e outras regiões do mundo.