Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Apr 25 13:05:30 CEST 2024 Thu Apr 25 13:05:30 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:00:33 18/09/2018 |MERCADO DE CAPITAIS

Ultima atualização: 19:39 25/09/2018

Pessoas físicas terão benefício fiscal garantido em novo fundo de investimento em infraestrutura

Com patrimônio de aproximadamente R$ 500 milhões, o novo Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai investir em debêntures incentivadas de projetos de infraestrutura e seguirá os termos do artigo 3º da Lei 12.431/2011, garantindo benefício fiscal aos investidores pessoa física.

O fundo terá gestor privado, a ser escolhido por meio de chamada pública, cujo edital foi disponibilizado,nesta terça-feira, 18. As propostas deverão ser protocoladas até o próximo dia 9 de outubro, e o processo de seleção do gestor deverá ser concluído até novembro de 2018.

O FDIC parte de um portfólio pré-existente, com ativos de boa qualidade de crédito, que atualmente compõem a carteira de debêntures de projeto do BNDES. Esse diferencial contribui para a mitigação do risco de originação de ativos e de desenquadramento na Lei 12.431/2011, que proporciona o benefício tributário para os cotistas do Fundo.

Com essa iniciativa, além de criar mais uma fonte de financiamento a projetos de infraestrutura, o BNDES espera aumentar a base de investidores e incrementar a liquidez de títulos de infraestrutura, bem como securitizar parte de sua carteira, alienando ativos nos quais entende que já cumpriu sua missão institucional.

A estratégia do BNDES está em linha com o compromisso de desenvolvimento do mercado de capitais de renda fixa e financiamento privado de longo prazo, viabilizando o funding e a implementação dos projetos que reduzem gargalos e geram empregos em infraestrutura.

Acesse o edital em: www.bndes.gov.br/chamada-fidc-infra