BNDES - Agência de Notícias

Sat Mar 23 02:46:28 UTC 2019 Sat Mar 23 02:46:28 UTC 2019

Por: Agência BNDES de Notícias

Thu Mar 14 18:03:38 UTC 2019 |EDUCAÇÃO |NORDESTE

BNDES/Divulgação

O governo da Paraíba lançou nesta quinta-feira, 14, em Campina Grande, seu projeto de implementação e uso de tecnologias digitais nas escolas selecionado pelo programa Educação Conectada, iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Educação (MEC). O evento foi realizado na Escola Cidadã Técnica Bráulio Tavares, no bairro Dinamérica.

“A iniciativa é uma ação ampla do banco para apoiar a educação no País utilizando recursos não reembolsáveis em projetos selecionados por meio de chamada pública”, explicou o gerente Conrado Leiras, do Departamento de Educação e Cultura do BNDES e que representou o banco de fomento no lançamento. Ao todo, os projetos selecionados poderão receber até R$ 20 milhões em apoio não reembolsável.

 

Paraíba lança projeto selecionado na chamada pública da iniciativa Educação Conectada

 

A chamada pública selecionou projetos-piloto de seis estados. O contrato de apoio do BNDES ao projeto da Paraíba foi assinado no fim do ano passado e envolverá toda as escolas estaduais de Campina Grande e Sousa e metade das escolas municipais das duas cidades, somando investimentos de R$ 4 milhões, que beneficiarão cerca de 55 mil alunos e 4,2 mil professores em 107 escolas, 61 delas estaduais.

Iniciado em 2017, o programa Educação Conectada busca apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação. A inovação no ambiente escolar deverá otimizar ações que visem à eficiência no aprendizado, à redução de evasão, ao engajamento dos alunos, à minimização de tarefas repetitivas dos professores e ao monitoramento de indicadores de aprendizagem.

Além do BNDES e do governo do Estado, o lançamento contou também com a parceria do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb), Fundação Lemann, Itaú Social e secretarias municipais de Educação de Campina Grande e Sousa.