BNDES - Agência de Notícias

10:21 18 de September de 2019

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:18:12 22/08/2019 |INFRAESTRUTURA |SUL

Ultima atualização: 12:02 23/08/2019

Fotos: Joel Vargas/PMPA e Divulgação BNDES

O projeto de parceria público-privada (PPP) da iluminação pública de Porto Alegre, estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), recebeu nesta quinta-feira, 22, das 10h às 12h, na sede da B3, em São Paulo, os envelopes com garantia de propostas, proposta comercial e os documentos de qualificação. Ao todo, oito consórcios, que reúnem 24 empresas nacionais e multinacionais, encaminharam suas propostas.

A sessão pública do leilão está marcada para a próxima quinta, 29, às 10h, quando será conhecido o vencedor do processo, mediante o conhecimento da proposta comercial seguida de lances em viva-voz. No valor total estimado de R$ 738 milhões, o contrato de concessão com a Prefeitura de Porto Alegre terá duração de 20 anos.

 

IMG-20190822-WA0017

Envelopes foram recebidos na B3 na manhã de quinta-feira

 

Modernização – Com cerca de 101 mil pontos de iluminação pública e um déficit de 3 mil pontos, 87% das vias de veículos e 95% das calçadas de Porto Alegre não atendem às normas brasileiras para iluminação pública. O responsável pela administração do serviço deverá investir cerca de R$ 260 milhões com implantação de sistema de telegestão — possibilitando acionamento programado e identificação online de problemas, criando a base para uma cidade inteligente —, construção de um centro de controle operacional e criação de cinco roteiros turísticos para destaque em monumentos, fachadas e jardins, entre outras iniciativas.

O edital prevê um cronograma de investimentos de 20 meses para modernizar 100% da rede com luminárias de LED. Pelo contrato, o concessionário se comprometerá a manter um padrão de qualidade. Além disso, é esperada redução dos gastos públicos, já que a empresa poderá ser bonificada caso haja economia com os custos de energia do município.

 

Saiba mais