Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Mar 29 10:32:24 CET 2024 Fri Mar 29 10:32:24 CET 2024

Por: Agência BNDES de notícias

Publicação:18:31 18/02/2019 |CULTURA

Ultima atualização: 11:43 20/02/2019

Oficina orienta gestores culturais sobre proposição de projetos de segurança de museus e acervos

Nesta segunda-feira, 18, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizou, em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), oficina gratuita no formato de webinar para orientar a apresentação de propostas para a Chamada para projetos de segurança em Instituições Culturais Públicas de Guarda e Acervos Memoriais.

Voltada para gestores de museus e instituições de guarda de acervos culturais de todo o Brasil, A oficina contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas, presencialmente, e foi acompanhada por mais de 80 internautas em transmissão pelo canal do BNDES no Youtube. Durante o evento, os participantes puderam tirar dúvidas sobre pontos importantes para a proposição de projetos.

Segundo o gerente do Departamento de Educação e Cultura do BNDES, Eduardo Bizzo, a ideia do webinar surgiu ainda durante a primeira etapa da chamada, lançada em outubro de 2018, que selecionou dois projetos: um do Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora, e outro do Museu Histórico e Diplomático, no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro. “Identificamos um grande número de projetos que não puderam ser enquadrados por não apresentarem adequadamente as informações solicitadas”, revelou.

“Após o seminário, creio que teremos projetos mais adequados. Essa era uma preocupação nossa, uma vez que, após o incêndio do Museu Nacional, as instituições ficaram muito preocupadas em como se precaver, tanto técnica quanto financeiramente. Por meio da chamada, o BNDES vem dar esse suporte”, explicou Leonardo de Oliveira, engenheiro eletricista do Departamento de Projetos Especiais do Iphan.

“A possibilidade de captar recursos junto ao BNDES para propiciar a prevenção contra incêndios é muito significativa e vai atender às nossas necessidades básicas”, revelou Antonio Carlos Duarte, diretor-superintendente da Fundação Museu Mariano Procópio.

Chamada - O objetivo da chamada pública é selecionar propostas que contemplem investimentos em sistemas de detecção, prevenção e combate a incêndio e pânico, instalações elétricas e sistema de proteção contra descargas atmosféricas em museus, arquivos e bibliotecas. O valor total disponível é de até R$ 17,7 milhões, no âmbito da Lei Rouanet, e o prazo de inscrição das propostas foi prorrogado até 29 de março.

WhatsApp Image 2019-02-18 at 15.21.43

 

  

prazo de inscrição das propostas foi prorrogado até 29 de março.