BNDES - Agência de Notícias

17:07 18 de July de 2019

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:17:59 18/12/2018 |CULTURA |NORDESTE

Ultima atualização: 17:59 18/02/2019

Rodrigo Negreiros - Divulgação/BNDES
Com área total de 4 mil m², museu está localizado próximo ao Centro de Visitantes do Parque Nacional Serra da Capivara

Localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara, no município de Coronel José Dias, no Piauí, o Museu da Natureza foi inaugurado nesta terça-feira, 18. Para sua construção, a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) – entidade civil criada na década de 1970 para preservar o Parque Nacional Serra da Capivara e seu acervo – recebeu apoio não reembolsável no valor de R$ 13,7 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o correspondente a 68% do valor total do projeto.

“Esse é o resultado do trabalho conjunto de muitas pessoas que querem ver o Brasil avançar e progredir culturalmente” (Niède Guidon, diretora presidente da Fumdham)

Em formato espiral, com dois pavimentos e uma área total de 4 mil m², o museu Natureza está localizado próximo ao Centro de Visitantes do Parque Nacional Serra da Capivara. Com uma construção de aço e vidro, o espaço abriga uma coleção de fósseis da macrofauna que ocupava a região e que sobreviveu às mudanças climáticas ocorridas há cerca de 10 mil anos. Parte do acervo é composto por espécies descobertas na região, enquanto outra parte, por animais que hoje só existem no Bioma Amazônia. O museu oferece ainda uma série de experiências interativas aos visitantes, com diferentes recursos tecnológicos, como projeções e realidade aumentada, e conta com auditório, sanitários, restaurante, loja, reserva técnica e instalações administrativas.

Inauguração Museu da Natureza
Representando o BNDES na inauguração, a economista do Departamento de Educação e Cultura, Renata Gessullo, destacou que o apoio do Banco a projetos como o do Museu da Natureza representa uma oportunidade para a promoção do desenvolvimento do país. A arqueólogia Niède Guidon, diretora presidente da Fumdham, também ressaltou a importância do apoio do Banco para a construção do museu: “Esse é o resultado do trabalho conjunto de muitas pessoas que querem ver o Brasil avançar e progredir culturalmente”, afirmou. Também participaram da cerimônia, o governador do Piauí, Wellington Dias, e o curador Marcello Dantas, cujo currículo inclui, entre outros trabalhos, o Museu da Língua Portuguesa.

Museu da Natureza
Parque Nacional – Declarado patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 1991 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979 e está localizado no sudeste do Piauí, a cerca de 500 km de Teresina e pouco mais de 300 km de Petrolina, Pernambuco. As duas cidades são as mais próximas à atração com voos regulares. Em meio à uma planície dominada pela caatinga e por planaltos de arenito, seus 129 mil hectares e 214 km de perímetro ocupam parte dos municípios de São Raimundo Nonato (maior centro urbano da região), João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. São mais de mil sítios, dos quais aproximadamente 200 estão abertos à visitação. Os destaques são as pinturas rupestres pré-históricas – algumas com mais de 25 mil anos –, características da região. Além do Museu da Natureza e do Parque Nacional Serra da Capivara, os turistas turistas também podem visitar ainda o Museu do Homem Americano, localizado em São Raimundo Nonato e que expõe vestígios da ocupação humana pré-histórica.