Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Apr 25 08:44:12 CEST 2024 Thu Apr 25 08:44:12 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:13:38 15/10/2020 |INSTITUCIONAL |SAÚDE

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

Valter Campanato/Agência Brasil

Medicina e Saúde: Programa de mapeamento genético da população brasileira terá apoio do BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será um parceiro estratégico do Ministério da Saúde na construção do Programa Genomas Brasil, lançado nesta quarta-feira, 14, pelo presidente Jair Bolsonaro, em cerimônia no Palácio do Planalto. O Programa tem como meta sequenciar o código genético de 100 mil brasileiros, formando o banco de dados genômico mais multiétnico do mundo e fortalecendo a medicina de precisão.

O banco de dados sequenciará genes de portadores de doenças raras, cardíacas, câncer e infectocontagiosas, como a covid-19. Essas doenças foram escolhidas devido à elevada carga de casos no País e pelos elevados custos que geram ao SUS.

Durante a solenidade de lançamento do Genomas Brasil, Bolsonaro destacou que, “através desse Programa, estamos dando um grande passo, que é entrar na elite mundial em relação à questão do tratamento de doenças”.

“Quero cumprimentar o BNDES, que dá o primeiro passo aqui, investindo recursos nessa área que, com toda certeza, vai estimular que a iniciativa privada também destine recursos. Porque, afinal de contas, além da excelência no tratamento, nós temos também a excelência na questão dos gastos. Então é um projeto muito bem-vindo.”, completou o presidente.

O BNDES apoiará o Programa por meio de uma chamada pública em que financiará, com cerca de R$ 50 milhões em recursos não reembolsáveis, projetos que colaborem para a promoção do sequenciamento genético da população brasileira. O Banco promoverá, ainda, apoio ao Ministério da Saúde na estruturação do modelo de participação da iniciativa privada no financiamento e na pesquisa de saúde de precisão e no fomento a startups na área de genômica, via Programa BNDES Garagem.

“Para o BNDES, é uma honra fazer parte desse projeto, apoiando o Ministério da Saúde na articulação e estruturação de fundos privados para o Programa. Estamos replicando aqui uma iniciativa que adotamos durante a crise da pandemia. É um modelo em que o Banco apoia não apenas com recursos próprios, mas também com toda a sua tecnologia e conhecimento de estruturação de projetos e articulação entre os setores público e privado. Esse modelo se mostrou um sucesso; por isso, estamos repetindo ele aqui”, disse o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, durante a cerimônia.

O objetivo é promover uma queda no elevado custo do sequenciamento genético e, pela diversidade étnica da população brasileira, prover o acesso de todos a medicamentos e diagnósticos de saúde de precisão no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Programa Genomas Brasil visa inserir, portanto, o país no futuro da medicina e da saúde. Hoje, cinco dos dez medicamentos mais vendidos do mundo já possuem um componente de diagnóstico e terapia associada ao conhecimento genético.

“Esse Programa vai nos dar capacidade de medicina de precisão. Isso significa darmos o remédio certo, na dose certa, para aquela pessoa em que o remédio vai fazer efeito. Se não fizermos isso, não estaremos proporcionando a saúde que o brasileiro merece em 2020 e 2021”, explicou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

A medicina de precisão parte da informação genética das pessoas para que seja feito um diagnóstico e um prognóstico mais precisos, resultando, portanto, em um tratamento mais eficiente. Por ela, também são mais eficientes as ações de prevenção, promovendo, também assim, uma melhor saúde dos brasileiros.

Sobre o BNDES
– Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.