BNDES - Agência de Notícias

12:06 19 de April de 2019

Por: Agência BNDES de Notícias

10:56 25/01/2019 |INTERNACIONAL |MEIO AMBIENTE |MERCADO DE CAPITAIS

André Telles/BNDES
Participaram da transmissão empregados das áreas de Energia, Gestão Pública e Socioambiental e Financeira

A experiência bem-sucedida do BNDES na emissão de títulos verdes (green bonds) foi destaque em seminário internacional organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) nesta quarta-feira, 23.

O BNDES foi a primeira e única instituição financeira brasileira a emitir esse tipo de título, tendo captado, no mercado internacional, US$ 1 bilhão, com vencimento em 2024.

Em palestra no formato webinar (conferência on-line - assista aqui), o chefe do Departamento de Captação de Mercado do Banco, André Carvalhal, detalhou a emissão realizada em 2017 a uma plateia de investidores, emissores de títulos e consultorias ambientais.

Experiência do BNDES com títulos verdes é destaque em seminário da ONU

Durante o evento, os green bonds foram apresentados como alternativa de instrumento financeiro alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Eles são similares aos títulos convencionais, mas os recursos obtidos são integralmente destinados para financiar projetos ambientalmente sustentáveis.

No caso do BNDES, os recursos captados estão sendo aplicados em oito projetos de energia eólica, distribuídos por seis Estados brasileiros. São 1.323 MW de nova capacidade de geração instalada, o que representa mais de 420 mil toneladas de CO² equivalente sequestrado da atmosfera.

Em 2018, o Green Bond Report do BNDES recebeu o prêmio International Standards of Accounting and Reporting (ISAR) Honors concedido pela ONU. Este ano, o BNDES divulgará periodicamente, em seu site, informações sobre projetos apoiados, relativas à geração de energia, à redução de emissão de carbono e ao grau de atendimento dos ODS.

 

Leia a íntegra do relatório