Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Sep 13 04:02:05 CEST 2024 Fri Sep 13 04:02:05 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:15:43 23/08/2024 |INSTITUCIONAL

Ultima atualização: 16:41 23/08/2024

André Telles / Reprodução BNDES

Em maior seleção para nível superior de sua história, BNDES tem mais de 90 mil inscritos em concurso

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) registrou 90.792 candidatos inscritos no concurso público para preenchimento de cargos de nível superior. Este é o maior número de inscritos já registrado para um concurso na história do Banco considerando apenas vagas que exigem formação específica. A procura aumentou mais de 40% em relação ao último concurso, de 2012, que teve 63 mil concorrentes de nível universitário.

Essa é a primeira seleção pública para ingresso no BNDES após 12 anos. A oferta inicial é de 150 vagas para o cargo de analista e outras 750 para formação de cadastro de reserva. O maior número de inscrições foi na ênfase Engenharia, com 15.157 pessoas. Em seguida, as ênfases mais procuradas foram: Direito (13.765), Administração (13.657), Ciência de Dados (8.321), Comunicação Social (8.095), Analista de Sistemas - Desenvolvimento (6.483), Economia (6.383), Ciências Contábeis (6.272), Arquitetura e Urbanismo (4.581), Analista de Sistemas - Suporte (3.468), Psicologia Organizacional (2.456), Analista de Sistemas - Cibersegurança (1.496) e Arquivologia Digital (658).

Todas as ênfases exigem formação específica, com exceção da nova ênfase em Ciência de Dados, que requer graduação superior em qualquer área de atuação, comprovada pela apresentação de diploma ou certificado de conclusão devidamente registrado. Para os profissionais das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia Organizacional, também é exigido o registro no respectivo conselho ou ordem profissional.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, comentou o grande número de inscritos no certame: “As pessoas querem fazer parte da instituição mais transparente da República, segundo o TCU e a CGU, da instituição que, com credibilidade e instrumentos inovadores, alcançou a maior carteira de crédito dos últimos seis anos. No governo do presidente Lula, o BNDES voltou a ser o grande instrumento de fomento ao desenvolvimento do Brasil. Esse é o concurso do orgulho pelo BNDES, do BNDES que resistiu e voltou", completou.

Diversidade - Mais de 20% dos candidatos com inscrição confirmada se declararam pessoas negras (17,2%) ou pessoas com deficiência (3,3%) e concorrerão também às vagas reservadas para ações afirmativas.  A reserva de vagas está alinhada aos objetivos institucionais do BNDES de promover o desenvolvimento diverso e inclusivo.

Pela primeira vez, o Banco reservou uma cota de 30% para pessoas negras. O último processo seletivo de pessoal do Banco foi lançado em 2012 - antes, portanto, da lei que trata da reserva de vagas para cotas raciais. Já o percentual de vagas para pessoas com deficiência (PcD) foi aumentado de 5% para 15% (10% a mais do que o mínimo legal).

Cronograma - As inscrições para o Concurso BNDES 2024 ficaram abertas entre os dias 26 de julho e 19 de agosto, na página da Fundação Cesgranrio, banca organizadora do certame. As provas serão aplicadas no dia 13 de outubro, em todas as capitais brasileiras. No turno da manhã, os candidatos realizarão a prova objetiva, com duração de quatro horas, e, pela tarde, farão a prova discursiva, também com quatro horas de duração. A divulgação do resultado final do concurso acontece em 30 de janeiro de 2025.

Remuneração e benefícios - O salário inicial previsto no novo plano de cargos e salários do Banco é de R$ 20.900,00. A jornada de trabalho é de 35 horas semanais.

Além dos direitos previstos em lei, os aprovados terão os seguintes benefícios: possibilidade de ascensão de carreira de acordo com o plano de cargos e salários vigente à época da admissão e conforme desempenho do(a) empregado(a); assistência à saúde; assistência educacional (auxílio-babá, creche e ensinos fundamental e médio); e plano de previdência complementar, além das demais vantagens estabelecidas por normas complementares específicas que estejam vigentes à época da contratação.

“O BNDES é uma ótima instituição para se trabalhar. Isso vai além de salário e benefícios. Contamos com um plano de carreira e uma atenção especial ao desenvolvimento profissional, com treinamentos constantes e capacitações em vários temas”, explicou a diretora de Recursos Humanos do Banco, Helena Tenório. “Além de profissionais de excelência, queremos colaboradores com espírito público e senso de justiça social. Por isso, incluímos no edital conhecimentos transversais, como clima, sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e climática”, completou.

Trabalhar no BNDES - Para mais informações acesse: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/quem-somos/trabalhar-no-bndes.

 

FOTO ANDRE TELLES 4842 BNDES PREDIO BNDES 29 MAR 2019
André Telles / Reprodução BNDES