BNDES - Agência de Notícias

11:40 18 de Outubro de 2019

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:12:01 10/04/2019 |EDUCAÇÃO |NORDESTE

Ultima atualização: 12:07 10/04/2019

Eugênio Barreto/ Arquivo Seed

● Iniciativa beneficiará 6 mil estudantes em 16 escolas urbanas do município

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresenta nesta quarta-feira, 10, e quinta, 11, em Lagarto (SE), o programa Educação Conectada – Implementação e Uso de Tecnologias Digitais na Educação para gestores, professores e alunos das escolas estaduais e municipais da localidade. Em Lagarto, o projeto territorial selecionado pela chamada pública do Educação Conectada abrange as escolas urbanas – sete municipais (50% da rede) e nove estaduais –, envolvendo 329 professores e beneficiando 3.484 alunos do ensino fundamental e outros 2.655 do ensino médio, totalizando 6.139 estudantes.

Com orçamento de R$ 1,3 milhão disponibilizado pelo BNDES, o projeto aposta nas tecnologias digitais para potencializar a autonomia intelectual do estudante e facilitar a rotina pedagógica do professor. Com isso, espera-se que as ações a serem implementadas melhorem os índices de alfabetização e letramento, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, e facilitem a transição para o ensino médio, reduzindo a evasão nos anos finais do fundamental 2 e nos anos iniciais do médio.

Entre as principais estratégias estão a inserção no plano de ação de orientações aos professores sobre o uso de tecnologias educacionais nas práticas pedagógicas; desenvolvimento de plano de formação de professores, gestores e técnicos para uso da tecnologia como ferramenta de inovação da prática pedagógica; desenvolvimento de trilhas de formação para os professores; implementação de repositórios para curadoria, seleção e uso de recursos educacionais digitais pelas redes de ensino; revitalização dos espaços de tecnologia nas escolas participantes; e ampliação do acesso à internet de alta velocidade.

Educação Conectada: Comunidade escolar de Lagarto (SE) conhece programa de inovação digital

Evento – Nesta quarta, 10, o evento é voltado à rede municipal, com a presença do secretário da Educação de Lagarto, Eduardo Maia. No dia 11, o projeto será apresentado às escolas estaduais, com a participação do diretor Regional de Educação 2, Abraão da Conceição.

“A proposta é apresentar o projeto de forma a engajar toda a comunidade escolar na iniciativa”, explica a contadora Rosana de Miranda Nascimento, do Departamento de Educação e Cultura do BNDES. O evento terá a participação de Centro de Inovação da Educação Brasileira (Cieb), Fundação Lemann, Fundação Itaú Social e Ministério da Educação (MEC), que são parceiros do banco na chamada pública do projeto.