Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

19:53 05 de December de 2023

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:18:26 27/10/2023 |INFRAESTRUTURA |SUL

Ultima atualização: 18:30 09/11/2023

Deposit Photos

Curitiba planeja modernizar frota e mira emissão zero até 2050

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, nesta sexta-feira, 27, parceria estratégica com a Urbanização de Curitiba S.A. (URBS), sociedade de economia mista ligada à administração municipal, para transformar o sistema de transporte público da capital paranaense. A meta é alcançar um percentual de 33% de ônibus elétricos até 2030 e ter toda a frota eletrificada até 2050, zerando as emissões de CO2.

O contrato para modelagem da concessão dos serviços de transporte público foi assinado, nesta sexta-feira, 27, em cerimônia na com a presença do prefeito Rafael Greca e da superintendente da Área de Estruturação de Projetos do Banco, Luciene Machado. O projeto pretende modernizar as linhas de ônibus, impulsionar a eficiência energética e buscar a descarbonização da frota.

A iniciativa se alinha com o Plano de Mobilidade Sustentável de Curitiba e busca reduzir o uso de veículos particulares, visando alcançar 85% de deslocamentos em transporte coletivo e mobilidade ativa até 2050. Atualmente, o transporte público representa cerca de 25% das viagens na cidade, de acordo com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Com a reestruturação, espera-se que, até 2050, os deslocamentos em transporte coletivo e mobilidade ativa (bicicleta ou caminhada) no município cheguem a 85%.

O prefeito Rafael Greca ressaltou a importância do projeto que fortalece a reputação de Curitiba como referência em mobilidade urbana. “Agora damos mais um passo para o futuro, com a preparação do novo modelo de concessão que vai trazer para a população ônibus elétricos sustentáveis e silenciosos, integração metropolitana e associação com outros modais”, destacou.

interna

Para o diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa, "o projeto está alinhado à estratégia do Banco de apoio a iniciativas e soluções que promovam a transição climática”. A superintendente Luciene Machado avalia ainda que a iniciativa é “emblemática e transformadora para o movimento crescente de migração de frota para tecnologias de zero emissão em curso no Brasil”.

Pioneiro na década de 1970, o sistema de transporte público de Curitiba, com faixas exclusivas de ônibus, enfrenta desafios relacionados ao crescimento da população. Atualmente, atende 755 mil passageiros por dia em 244 linhas e conta com uma frota de mais de 1.100 veículos. O contrato de concessão atual, em vigor desde 2010, está previsto para encerrar em 2025.