Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Apr 25 16:23:39 CEST 2024 Thu Apr 25 16:23:39 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:16:29 07/11/2018 |AGRICULTURA |INDÚSTRIA |SUL

Ultima atualização: 11:12 07/12/2018

Divulgação/Santa Clara

Cooperativa Santa Clara constrói nova usina de laticínios em Casca (RS)

A Cooperativa Santa Clara firmou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contrato de financiamento de R$ 31 milhões, a serem repassados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), para construir uma nova unidade de produção de lácteos, com capacidade de processamento de 400 mil litros de leite diários, em Casca (RS). A estimativa é de que sejam gerados cerca de 150 novos empregos até 2021.

“A construção da indústria de laticínios é um projeto da Santa Clara pensando no próximo século da cooperativa, contribuindo com o desenvolvimento da cadeia produtiva e a manutenção das famílias associadas na propriedade rural”, afirma o diretor Administrativo e Financeiro da Cooperativa Santa Clara, Alexandre Guerra. “A expansão visa atender novas regiões e a demanda do mercado já consolidado na região Sul do País”.

A cooperativa, com sede em Carlos Barbosa (RS), é a produtora de laticínios mais antiga em operação no Brasil. Desde 1912 a empresa vem produzindo requeijão, fondue, queijos diversos, creme de ricota e bebidas lácteas. Em parceria com outras indústrias, comercializa também doce de leite, leite condensado e manteiga, entre outros produtos.

Atualmente, a Santa Clara tem duas plantas de processamento de leite no Rio Grande do Sul. As vendas dos produtos lácteos respondem por 60% do faturamento da cooperativa. O restante provém de cortes e embutidos suínos realizados em seis unidades de produção também espalhadas pelos municípios gaúchos.

A cooperativa vê como grande oportunidade a ampliação da capacidade produtiva, já que a ingestão de leite per capita brasileira é ainda inferior a países como Costa Rica, Argentina e Uruguai. O investimento — com prazo de execução de 18 meses — envolve obras civis, aquisição de máquinas e equipamentos, além de capital de giro.