Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Mar 29 14:21:37 CET 2024 Fri Mar 29 14:21:37 CET 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:10:37 13/04/2022 |CULTURA |NORDESTE

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH)

Com apoio do BNDES, igreja em funcionamento mais antiga do país reabre, em Igarassu (PE)

• Com quase 500 anos, Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, em Igarassu (PE), passa a contar com museu em sua casa paroquial

A Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, considerada a mais antiga em funcionamento no País, foi reaberta nesta terça-feira, 12, depois de passar dois anos em obras de restauração. Localizada em Igarassu (PE), na região metropolitana do Recife, ela também passa a abrigar, a partir de agora, um espaço expositivo em sua casa paroquial. As obras tiveram o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

O BNDES destinou R$ 4,2 milhões, em recursos não reembolsáveis, para o projeto. Além do restauro das edificações, os investimentos incluíram a implantação de sistemas de prevenção, detecção e combate a incêndio, recuperação de toda a rede elétrica e adaptação de forma a ampliar a acessibilidade a portadores de necessidades especiais.

“Igarassu possui um rico patrimônio histórico, que narra uma parte relevante da formação territorial e econômica do país. O projeto apoiado pelo BNDES devolve à sociedade um patrimônio restaurado e equipado para contar essa história”, afirmou Bruno Aranha, Diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES. “Com ações voltadas para educação patrimonial e desenvolvimento de um programa de turístico do centro histórico, vamos contribuir para qualificar o turismo e dinamizar a economia na região”, complementou o executivo.

Instalado no primeiro andar da casa paroquial, o espaço expositivo trata da formação da capitania de Pernambuco, da história da própria igreja dos Santos Cosme e Damião e da cidade de Igarassu. Conta, ainda, com um mapa que mostra os demais equipamentos culturais do município. No local, também foi instalado um café, cujas receitas serão revertidas para a manutenção da igreja e do próprio espaço expositivo. Os dois espaços passarão a receber visitas guiadas especialmente treinados para isso, com agendamento feito por escolas, faculdades e agências de turismo.

A Igreja dos Santos Cosme e Damião é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1951. Sua construção começou em 1535, a pedido de Duarte Coelho, então donatário da capitania hereditária de Pernambuco. Em estilo maneirista, a edificação é o ponto mais visitado no sítio histórico de Igarassu.