Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Mar 28 22:35:04 CET 2024 Thu Mar 28 22:35:04 CET 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:17:41 16/01/2020 |ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA |SUDESTE

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

Com apoio do BNDES, Jundiaí (SP) investe em tecnologia e inteligência para segurança pública

  • Projeto tem potencial para se tornar caso de referência em gestão de segurança pública

  • Estão previstas 198 novas câmeras de monitoramento em áreas públicas e a compra de 20 viaturas e motocicletas

  • O apoio está alinhado às novas diretrizes estratégicas do Banco, definidas no Plano Trienal 2020-2022

Redução de 7,5% dos furtos e 10% dos roubos; aumento de 17,73% para 30% das ocorrências identificadas por câmeras de vigilância eletrônicas em áreas públicas; redução do tempo médio de atendimento de 15 para 10 minutos e o fortalecimento do modelo de gestão e governança do município. Esses são alguns dos resultados esperados dos investimentos em segurança pública, que beneficiarão a população de Jundiaí (SP) e que agora contam com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Serão destinados R$ 28 milhões em recursos, o que corresponde a 90% do valor total de R$ 31,1 milhões.

 

Com previsão de execução de três anos, o projeto também contempla: a expansão e o aperfeiçoamento do sistema de vigilância eletrônica, com a instalação de 198 novas câmeras de monitoramento em áreas públicas; a compra de 20 veículos de monitoramento, tais como viaturas e motocicletas; a construção da nova sede da Guarda Municipal e a reorganização administrativa e operacional da instituição; a atualização dos instrumentos de diagnóstico e planejamento; e o fortalecimento das rotinas e aprimoramento das equipes para gestão, monitoramento e avaliação de projetos em segurança pública.

 

As ações definidas no projeto estão alinhadas aos objetivos do Plano Nacional em Segurança Pública e Defesa Social, instituído em 2018 no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública, que visam ao fortalecimento da atuação dos municípios na prevenção ao crime e à violência, mediante ações de reorganização urbanística e de defesa social.

 

Estratégia para Segurança Pública A nova estratégia de apoio do BNDES à segurança pública adota uma abordagem contemporânea que prioriza a prevenção da violência e o foco em investimentos eficientes e inteligentes, com base em experiências exitosas nacionais e internacionais. Na nova concepção, as políticas públicas passam a ser proativas e devem ser focadas e executadas por meio de ações integradas. Os modelos de políticas adotados são baseados em evidências de impacto e é feita a prestação de contas das iniciativas implementadas (Accountability).

 

 

"Ao conjugar tecnologia, inteligência e integração, o projeto de Jundiaí pode ser considerado um caso de referência em gestão de segurança pública, com relevante potencial de efeito de difusão de boas práticas para novos projetos similares em outros municípios brasileiros", disse a gerente do Departamento de Gestão Pública do BNDES, Paula Barbosa.

 

Investimentos em projetos de melhoria da eficiência e da qualidade dos serviços de inteligência em segurança pública nas cidades brasileiras constituem uma das principais entregas do BNDES para a sociedade até 2022, estabelecidas nas diretrizes estratégicas do seu Plano Trienal, apresentado ao público em dezembro de 2019.