Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

17:31 23 de July de 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:12:57 30/11/2023 |INDÚSTRIA |INFRAESTRUTURA |INOVAÇÃO |SUL

Ultima atualização: 13:04 30/11/2023

Pablo Leroy - MCom

Banda larga com fibra ótica chega sem custos a 61 escolas públicas e 28 municípios de SC e RS

Cerca de 28 municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão mais de 614km de redes de fibra óptica construídos com recursos financiados pelo Programa BNDES FUST, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Da mesma forma, 61 escolas públicas destas localidades (48 de SC e 13 do RS) terão o acesso à internet de banda larga de alta velocidade ampliado e de forma gratuita, beneficiando mais de 9 mil alunos.

Isso se dará juntamente com a expansão e melhoria das redes e dos serviços de telecomunicações na região. O crédito total aprovado, no valor de R$ 71,1 milhões, será concedido à Unifique Telecomunicações S.A, responsável pela construção da rede e fornecimento dos serviços.

Todos esses investimentos abrangem ainda o desenvolvimento de novas tecnologias de conectividade, com redução de desigualdades regionais no acesso à banda larga e promoção do desenvolvimento econômico e social, e utilizam recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), que teve seu objetivo redefinido na Lei nº 14.109 de 2020, justamente com esta finalidade.

2022.06.02_Inclusao-Digital_FotoPabloLeRoy_internaPablo Leroy - MCom


Além dos investimentos em Rede de Transporte de alta capacidade em fibra óptica, os recursos do FUST também serão utilizados na expansão da cobertura do Serviço Móvel Pessoal (SMP) em 13 localidades/municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina com a instalação de 97 Estações Rádio Base (ERB)- equipamentos que fazem a conexão entre os telefones celulares e a companhia telefônica – sendo 43 ERBs 4G e 54 ERBs 5G.

O Diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon, destacou a relevância da operação: "Essa é a primeira operação do FUST para a região Sul do País e é um exemplo do seu potencial transformador no desenvolvimento tecnológico e social do Brasil. Ao conectar áreas anteriormente isoladas, estamos abrindo caminhos para o crescimento econômico e avanços educacionais significativos. Conectar escolas é uma prioridade do Governo Lula e esse projeto reflete o papel crucial do BNDES, como agente financeiro do FUST, em mitigar as disparidades digitais e fomentar um futuro mais conectado e inclusivo, garantindo que todos os brasileiros tenham acesso às oportunidades que a conectividade digital pode oferecer".

A Empresa – A Unifique Telecomunicações S.A. é uma Companhia Aberta listada no Novo Mercado da B3 e desde 1997 oferece infraestrutura e serviços de telecomunicações na região Sul do Brasil. Atualmente conta com mais de 33 mil Km de fibra óptica instalados, atuando em mais de 356 municípios.

FUST - O FUST é administrado pelo Conselho Gestor do FUST (CGFUST) que aprova, acompanha e fiscaliza a execução dos Planos de Aplicação de Recursos (PAR) submetidos pelos seus agentes financeiros. Atualmente, o BNDES é o único agente financeiro a ter um PAR aprovado pelo FUST.