Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Sat Apr 20 05:52:21 CEST 2024 Sat Apr 20 05:52:21 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:15:42 05/11/2021 |ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA |SUL

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

Ari Silveira

BNDES vai estruturar projeto para modernização da iluminação pública em Joinville (SC)

  • Iniciativa vai melhorar a qualidade de vida das pessoas em aspectos como lazer e segurança pública
  • Plano prevê eficiência energética, controlando gastos e reduzindo consumo de energia
  • Os projetos modelados pelo BNDES no setor levarão melhor iluminação a 7 milhões de pessoas

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Prefeitura de Joinville (SC) assinaram contrato para avaliação e estruturação de projeto para concessão do serviço de iluminação pública do município. A modernização de redes públicas de iluminação promove eficiência energética e gera impacto na qualidade de vida da população em aspectos como segurança pública, segurança no trânsito e lazer noturno. A iniciativa também fomenta o desenvolvimento do comércio e do turismo local e a minimização de impactos ambientais.

 

A cidade de Joinville está localizada na região norte de Santa Catarina e possui o maior PIB e a maior população do Estado (597 mil habitantes em 2020 604 mil habitantes em 2021).

 

O projeto prevê a estruturação de projetos de iluminação pública com cerca de 58 mil pontos de luz. O BNDES contará com o apoio da consultoria técnica especializada do consórcio formado por Accenture e da M&P Sociedade de Advogados.

 

Em uma primeira etapa deste trabalho, será elaborada uma análise comparativa dos cenários de investimento, que definirá a modelagem mais adequada para este projeto. Também nesta fase, BNDES e consultorias produzirão um relatório de diagnóstico técnico da rede de iluminação pública.

 

A segunda fase, por sua vez, envolve serviços relativos à modelagem em si do projeto. Além disso, haverá o apoio às atividades de consultas públicas, elaboração de edital e preparação da licitação para posterior assinatura do contrato entre a Prefeitura de Joinville e o vencedor do leilão.

 

Caberá ao BNDES, ainda, a coordenação e integração dos trabalhos junto aos consultores e prestadores de serviço contratados e, em parceria direta com a equipe técnica da prefeitura, a articulação com representantes das companhias, órgãos públicos competentes e terceiros interessados.

 

O BNDES e a estruturação de projetos em iluminação pública – A consultoria para estruturação de projeto para concessão do serviço de iluminação pública em Joinville é mais uma iniciativa do BNDES em parceria com municípios para o desenvolvimento de projetos no setor de iluminação pública. Juntos, os projetos modelados pelo Banco totalizam aproximadamente 600 mil pontos de iluminação pública e levarão serviço de melhor qualidade a sete milhões de pessoas. Atualmente, o programa para iluminação pública conta com doze projetos em diferentes fases de execução, dentre os quais cinco já foram a leilão: Teresina/PI, Porto Alegre/RS, Vila Velha/ES, Macapá/AP e Petrolina/PE.