Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Sat Apr 20 15:58:08 CEST 2024 Sat Apr 20 15:58:08 CEST 2024

Por: Agência BNDES Notícias

Publicação:18:18 08/12/2020 |MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

BNDES lança série no Youtube com histórias reais de empreendedores

 

Relatos vão mostrar os desafios e superações, lições aprendidas e o impacto do crédito nos negócios

 

 

 “Desafios de Empreender” é o nome da nova série documental do canal do BNDES no YouTube. Com estreia hoje, 8 de dezembro, às 18 horas, a série é protagonizada por pequenos empreendedores que compartilham os desafios e superações, suas lições aprendidas e o impacto dos financiamentos nos seus negócios. Eles também relatam como o crédito bancário os ajudou a atravessar a crise gerada pela pandemia de covid-19.

 

A primeira temporada tem cinco episódios, com duração média de 10 minutos cada um. Além dos depoimentos reais dos empreendedores, cada episódio traz a participação de um profissional do BNDES e de um representante de uma instituição financeira credenciada pelo Banco, que comentam os desafios relatados e demostram a importância do crédito para os pequenos empreendedores.

 

"A série ‘Desafios de Empreender’ vem inspirar o pequeno e médio empreendedor com casos reais de sucesso, e, sobretudo, retratar de maneira fiel os verdadeiros heróis nacionais”, explica o presidente do Banco, Gustavo Montezano. “As nossas ações emergenciais de combate à crise demonstraram como os pequenos e médios se tornaram prioridade na ação do Banco, porque foram eles, que têm mais dificuldade em acessar o crédito no mercado, os principais apoiados pelo BNDES."

 

O primeiro episódio da série traz a história de duas empreendedoras que são sócias numa pequena academia de ginástica em Marilândia (ES). Um casal de produtores de chá medicinal em Imbituva (PR) são os personagens do segundo episódio. O terceiro conta a história de duas produtoras rurais — mãe e filha — de Santo Ângelo (RS). O dono de um restaurante delivery em Manaus (AM) e a proprietária de uma cachaçaria artesanal de Quilombo (SC) protagonizam o quarto e o quinto episódios, respectivamente.

 

O BNDES e as MPMEs — O apoio às micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) é uma das prioridades estratégicas do Banco em razão da grande importância que elas têm na geração de empregos. Essa atenção especial aos empreendimentos de menor porte se reflete em condições financeiras mais vantajosas para os clientes, como taxas de juros menores e prazos maiores de pagamento, além de poderem contar também com instrumentos exclusivos, como o Cartão BNDES e garantia para acesso a crédito. Com isso, a participação das MPMEs nos desembolsos totais do Banco tem crescido nos últimos anos. Passou de 27,5%, em 2015, para 48,4%, em 2019. E, de janeiro a setembro de 2020, as MPMEs tiveram acesso a 53,8% do volume total de recursos liberados pelo BNDES no período.

 

Veja aqui o trailer:

 

O “Desafios de Empreender” vai ao ar este mês às terças e quintas no canal do BNDES no YouTube.