Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Apr 18 14:46:33 CEST 2024 Thu Apr 18 14:46:33 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:17:50 03/11/2020 |INSTITUCIONAL

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

Divulgação BNDES

BNDES lança no YouTube websérie sobre sustentabilidade ambiental

• Apresentada pelo presidente Gustavo Montezano, BNDES Verde conta com participação de especialistas e empresários ligados ao setor

• Episódios serão divulgados às terças, 18h, no canal do Banco na rede social. Do primeiro, participam Pedro Passos (Natura) e Fernando Pieroni (Instituto Semeia)

Um conteúdo técnico qualificado para empreendedores, investidores, executivos, profissionais do mercado financeiro e interessados em temas relacionados à sustentabilidade ambiental estará disponível a partir desta terça-feira, 3, no canal do BNDES no YouTube. Nesta data, será lançada a websérie BNDES Verde, uma produção semanal em formato de debate que terá, a cada episódio, a participação de convidados especialistas na área. 

A websérie — primeira experiência do Banco nesse formato — será apresentada pelo presidente Gustavo Montezano e terá quatro episódios na primeira temporada: os dois primeiros tratam da concessão e preservação de parques e os outros dois abordam as finanças verdes. O objetivo é mobilizar pessoas, empresas e setor público no apoio à sustentabilidade ambiental, aumentando o conhecimento técnico sobre os temas e gerando engajamento em torno de projetos e produtos financeiros inovadores. As entrevistas serão divulgadas todas as terças-feiras, às 18h, no canal do Banco na rede social.

Lançada duas semanas após a Semana BNDES Verde, a websérie, explica Montezano, vem reforçar o compromisso do Banco com a sustentabilidade econômica e ambiental do País. “Ao conectarmos mercado privado, gestores públicos, terceiro setor e pesquisadores, buscamos encontrar as soluções que nos permitam cuidar do patrimônio ambiental brasileiro e usá-lo de forma sustentável”.

No primeiro episódio, Montezano conversa com Pedro Passos, cofundador da Natura, e Fernando Pieroni, diretor-presidente do Instituto Semeia, para saber o que faz da concessão de parques uma oportunidade atrativa para investidores e para a sociedade. 

A experiência internacional na concessão e preservação de parques é o tema do segundo capítulo, que terá como convidados Jim Barborak, da Universidade do Colorado, e Jo Pendry, consultora de parques do Banco Mundial e ex-chefe de concessões de parques do US Park Service.

O terceiro episódio terá uma conversa com Sylvia Coutinho, presidente do UBS Brasil, sobre finanças verdes e o potencial do País em liderar o tema. No quarto capítulo, Montezano recebe Vincent Gradt e Nick Oakes, respectivamente diretor-executivo e diretor de investimento no Brasil da Mirova Natural Capital. Em pauta, as finanças verdes e os investimentos de impacto social e ambiental.

As conversas foram realizadas por ferramenta de videoconferências, resultando em modelo de entrevistas à distância que segue tendência mundial, consolidada com o distanciamento social imposto pela covid-19. No início de outubro, também a Semana BNDES Verde promoveu debates no ambiente virtual.

O compromisso com o desenvolvimento sustentável é parte da orientação estratégica do BNDES e está presente em sua missão. Para guiar suas iniciativas nessa área, o Banco dispõe de políticas específicas e de uma estrutura de governança para o tema.