Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Sat Apr 20 13:24:25 CEST 2024 Sat Apr 20 13:24:25 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:13:03 25/06/2019 |INSTITUCIONAL

Ultima atualização: 09:54 26/06/2019

André Telles/Divulgação BNDES

BNDES lança ‘Relatório Anual Integrado’ 2018, relacionando desempenho aos ODSs da ONU

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou nesta segunda-feira, 24, seu Relatório Anual Integrado 2018. De acordo com o BNDES, o documento busca sintetizar, em linguagem simples e acessível, a atuação do banco de fomento, sua estratégia e seu desempenho em 2018, período em que a instituição desembolsou R$ 69,3 bilhões, em mais de 308 mil operações de crédito, com quase 153 mil clientes.

Este ano, o modelo de negócios — um dos itens centrais do relatório integrado — foi revisto. A instituição afirma que ele se tornou mais simples e conciso, de modo a comunicar mais claramente como o BNDES gera valor para a sociedade, mostrando como os insumos captados são transformados em resultados. Outra novidade é a relação entre o desempenho do banco de fomento e os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Ainda com o objetivo de reportar a efetividade da atuação do BNDES, o documento traz exemplos concretos de iniciativas relevantes da instituição durante o ano passado, nos sete setores priorizados pelo seu planejamento estratégico: infraestrutura, estrutura produtiva, inovação, sustentabilidade, mercado de capitais, desenvolvimento regional e educação, saúde e segurança.

O BNDES segue o modelo do relato integrado do International Integrated Report Council (IIRC) — coalizão global de reguladores, investidores, empresas, ONGs, organismos de normatização e entidades contábeis — desde 2012. Esse modelo busca integrar aspectos financeiros e não financeiros, de forma concisa, para os públicos de relacionamento da empresa.

A divulgação anual de relatório integrado (ou de sustentabilidade) tornou-se obrigatória em 2016, por meio da Lei das Estatais. A partir de 2018, o Tribunal de Contas da União (TCU) adotou o modelo para a prestação de contas anuais das unidades da administração pública federal. Assim, o Relatório de Gestão do BNDES, que era direcionado ao órgão de controle, foi unificado ao Relatório Anual, racionalizando esforços e atendendo a diferentes públicos em uma peça única.

Para saber mais, navegue pelo hotsite do Relatório Anual Integrado e baixe o PDF completo.