Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Mar 28 17:13:32 CET 2024 Thu Mar 28 17:13:32 CET 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:10:28 02/07/2020 |INSTITUCIONAL

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

BNDES forma times temporários para acelerar medidas de combate à crise do coronavírus

  • Squads, como são chamados os novos grupos de trabalho, tornam o Banco mais ágil e flexível na oferta denovas soluções pelo BNDES

 

Squads são grupos multidisciplinares, com elevado grau de autonomia, formados por integrantes de diferentes unidades organizacionais com o objetivo de dar respostas ágeis a demandas críticas. Essa forma de organização tem sido adotada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), desde abril, para o encaminhamento das medidas emergenciais de combate à crise social e econômica decorrente da pandemia do coronavírus.


Desafios relacionados à concessão de crédito, maior demanda por capital de giro, serviços e produtos de saúde, além da obtenção de recursos e garantias, são algumas das frentes que exigiram atuação rápida e eficaz. Para responder a esse cenário, o Banco promoveu uma mudança interna, flexibilizando estruturas organizacionais e hierárquicas.


Os gestores foram chamados a cooperar, cedendo, temporariamente, integrantes de suas equipes. Os participantes dos squads também experimentaram uma nova lógica de organização e interação no trabalho, compartilhando conhecimentos com maior intensidade e interagindo com novos parceiros.


Os três primeiros grupos temporários foram criados especialmente para atender ao pico de crescimento de demandas operacionais em virtude das medidas emergenciais. O primeiro squad se concentrou nas operações da linha de crédito emergencial de saúde, voltada para leitos, equipamentos, materiais e produtos críticos para o combate à pandemia do coronavírus.


Outro time tratou dos acordos de suspensão de pagamentos (Standstill) de empresas clientes em operações diretas e indiretas. O terceiro squad deu apoio à Ouvidoria na análise e tratamento de demandas relacionadas à pandemia. A quarta equipe temporária em operação está preparando sistemas internos para atender ao Programa Emergencial de Acesso a Crédito, que empregará recursos do Fundo Garantidor de Investimentos do BNDES (FGI).


E mais atividades com picos de demandas em virtude da crise e das medidas emergenciais já foram ou serão contempladas com a realocação temporária de pessoas: renegociação de dívida, equalização de taxa de juros, recuperação de crédito, cadastro e habilitação. Além das demandas operacionais, outros squads podem se formar para avaliar e viabilizar novas formas de atuação no Banco, como apoio financeiro a MPMEs via fundos de crédito, atuação não reembolsável e em setores específicos.


“Existem diferentes tamanhos, prazos, perfis e níveis de complexidade entre os squads em curso ou em formação” comenta a gerente da área de Pessoas e Cultura do Banco, Priscila Couto, sobre a adoção da metodologia ágil. “Os squads são fontes de aprendizagem organizacional, uma vez que exigem que sejamos capazes de sair da zona de conforto, assumindo esforço de mobilização, colaboração, priorização e compartilhamento. O senso de propósito, o comprometimento dos envolvidos e a parceria dos gestores cedentes têm sido os principais fatores para o sucesso da iniciativa”, avalia.