Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Sat Apr 20 10:11:04 CEST 2024 Sat Apr 20 10:11:04 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:10:16 21/01/2020 |INDÚSTRIA

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

BNDES financia exportações da Embraer, Marcopolo, Mercedes e Scania

 

  • Com apoio do Banco, exportações aumentam a competitividade da indústria nacional, gerando emprego e renda no Brasil
  • Serão financiadas 11 aeronaves da Embraer; 258 ônibus Marcopolo e Mercedes para o Chile; além de ônibus e caminhões da Scania para o Peru.

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou quatro operações que viabilizarão a exportação de bens brasileiros de alto valor agregado, aumentando a competitividade da indústria nacional em um contexto de acirramento da concorrência global. São quatro financiamentos, destinados à exportação de 11 aeronaves modelo E175 da Embraer para a American Airlines, nos Estados Unidos; 258 ônibus Marcopolo e Mercedes para o Chile; e ônibus e caminhões da Scania para o Peru.

O apoio, no valor total de aproximadamente US$ 370 milhões, acontece por meio do programa BNDES Exim Pós-Embarque. Como em todas as operações nessa modalidade, os desembolsos serão feitos aqui no Brasil, para as empresas exportadoras, pelo valor da moeda contratual (o dólar) convertido ao real pelo câmbio do dia.

De acordo com o contador Alan Uzeda, do Departamento de Comércio Exterior do Banco, o BNDES fornece ao fabricante brasileiro suporte compatível com o oferecido a seus concorrentes pelos seus respectivos governos. “Atuamos de forma complementar ao mercado financeiro, suprindo eventuais gaps de mercado e fornecendo previsibilidade e disponibilidade de crédito ao longo dos ciclos econômicos, num ambiente globalizado e altamente competitivo”, explica.

Além de ocuparem segmentos não comoditizados — cujas exportações contribuem com a geração de renda e divisas e melhoram o balanço de pagamentos do Brasil —, as empresas apoiadas são intensivas no emprego de mão de obra. Juntas, as quatro companhias mantém cerca de 38 mil trabalhadores, sendo 18 mil na Embraer, 17 mil na Mercedes e Marcopolo e 3 mil na Scania. “O BNDES tem atuado como a agência de crédito à exportação brasileira há mais de 25 anos, destacando-se o apoio às exportações do setor aeronáutico, que se caracteriza pela alta tecnologia e pelo emprego de mão de obra qualificada”, afirma Uzeda.

O financiamento à exportação de aviões para a American Airlines possibilita a manutenção da liderança da Embraer no mercado norte-americano de aeronaves regionais — um setor rentável e tecnológico. “A disponibilidade do financiamento do BNDES tem sido fator decisivo para as exportações da Embraer, contribuindo para o contínuo desenvolvimento, fabricação e comercialização das aeronaves da Embraer a partir de suas fábricas no Brasil", avalia o técnico do Banco.

No caso da Scania, fomentar a produção de ônibus e caminhões aumenta a capacidade instalada da indústria e estabelece a empresa brasileira como concorrente forte no mercado peruano de carrocerias. O apoio à ampliação da presença da Marcopolo e da Mercedes no Sistema de Transporte Urbano da cidade de Santiago, no Chile, consolida um mercado que já utiliza ônibus de fabricação brasileira.