Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Apr 19 04:09:12 CEST 2024 Fri Apr 19 04:09:12 CEST 2024

Publicação:09:00 28/10/2020 |SAÚDE |NORDESTE

Ultima atualização: 10:28 28/10/2020

BNDES financia construção de hospital materno-infantil em Fortaleza

 

  • Hospital terá, inicialmente, 105 leitos, podendo chegar a 216 nos próximos anos

 

  • Investimento gerará 400 vagas de trabalho durante a etapa de construção e 600 empregos diretos, quando em operação

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 100 milhões para a Unimed Fortaleza Sociedade Cooperativa Médica Ltda. implantar um hospital materno-infantil na capital cearense. Com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2021, a nova unidade concentrará toda a estrutura hospitalar para o atendimento materno-infantil da Unimed Fortaleza. Para isso, contará com cinco salas cirúrgicas, quatro salas obstétricas, três salas de pré e pós-parto, 23 consultórios, um tomógrafo, dois raios-X, cinco ultrassons e um mamógrafo.

A gerente Márcia Lousada Cardoso, do Departamento de Complexo Industrial e de Serviços de Saúde do BNDES, afirma que “a implantação do novo hospital materno-infantil, em Fortaleza, garantirá o aumento da oferta de leitos de pediatria e obstetrícia que, nos últimos anos, têm diminuído em todo o país”.

O apoio do Banco foi concedido por meio da linha BNDES Finem e representa cerca de 80% do investimento total. O crédito possibilitará a oferta de 105 novos leitos, na fase inicial, podendo atingir um total de 216 nos anos seguintes.

O projeto prevê a criação de 400 empregos indiretos no período da construção e 600 diretos quando o hospital entrar em operação. O projeto apoiado pelo BNDES contribui para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, na medida em que visa à ampliação da disponibilidade e do aumento da qualidade de serviços de saúde. Neste caso, a ênfase está no público materno-infantil, que ainda conta com oferta limitada de leitos.

A empresa – A Unimed Fortaleza é uma sociedade cooperativa civil que operacionaliza planos privados de assistência à saúde, através da união de profissionais médicos. É a maior rede de atendimento do Ceará, com 4 mil cooperados, e integra o Sistema Nacional Unimed. Constituído por todas as Unimeds do país, o sistema é composto por 344 cooperativas, 116 mil médicos cooperados, 2445 hospitais credenciados e 119 hospitais próprios. O sistema Unimed atende a 17 milhões de beneficiários.