Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Apr 25 02:15:42 CEST 2024 Thu Apr 25 02:15:42 CEST 2024

Publicação:14:42 16/11/2022 |INSTITUCIONAL

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

Andre Telles

BNDES fica em primeiro lugar em pesquisa sobre compromissos socioambientais

BNDES fica em primeiro lugar em

pesquisa sobre compromissos

socioambientais

 

BNDES obteve avaliação destacada em temas como transparência, inclusão financeira e mudanças climáticas

Levantamento Guia de Bancos Responsáveis avaliou oito maiores instituições financeiras brasileiras 

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ficou em primeiro lugar no ranking geral do Guia dos Bancos Responsáveis (GBR), relatório de pesquisa que analisou diretrizes e compromissos socioambientais assumidos pelos oito principais bancos brasileiros. O Banco, que já ocupou a primeira posição na última edição da pesquisa, teve uma melhora em seus índices.

Os destaques desta vez ficaram por conta dos quesitos “transparência e prestação de contas” e “inclusão financeira”.  O BNDES também melhorou sua performance em “mudanças climáticas” graças às avaliações periódicas de impacto ambiental, inclusive com dados sobre emissões de gases de efeito estufa e riscos climáticos das empresas.

“Este reconhecimento é resultado do trabalho consistente que o banco vem fazendo nos últimos anos com foco na transparência e no impacto. O banco deixou de ter foco apenas nos desembolsos e colocou sua agenda socioambiental como uma agenda transversal de todas as diretorias. Estar em primeiro lugar no Ranking dos Bancos Responsáveis mostra que seguimos o caminho correto”, comemorou o presidente do BNDES, Gustavo Montezano.

Nesta nona edição, o Guia dos Bancos Responsáveis ranqueou os maiores bancos com base em aspectos transversais, setoriais e operacionais. Sozinhas, essas instituições representam 75% dos ativos de todos os conglomerados financeiros do Brasil, conforme dados do Banco Central. O GBR é parte do Fair Finance International (FFI), rede internacional de organizações da sociedade civil que trabalham em prol de um sistema financeiro mais justo e sustentável.

Sobre o BNDES – Ao longo de seus 70 anos de história, o BNDES foi o principal instrumento de Governo para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira, além de ser um dos principais financiadores de micro, pequenas e médias empresas do País. O Banco também tem importante atuação anticíclica em momentos de crise, como um dos formuladores das soluções para a retomada do crescimento da economia. Atualmente, o BNDES atua com foco na criação e manutenção de empregos, na melhoria dos serviços públicos do Brasil, como educação, saúde e saneamento, além de apoiar o País na transição justa para uma economia neutra em carbono. O Banco tem como propósito transformar a vida de gerações, promovendo o desenvolvimento sustentável.