Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

08:24 30 de November de 2022

Publicação:14:42 16/11/2022 |INSTITUCIONAL

Ultima atualização: 14:46 16/11/2022

Andre Telles

BNDES fica em primeiro lugar em

pesquisa sobre compromissos

socioambientais

 

BNDES obteve avaliação destacada em temas como transparência, inclusão financeira e mudanças climáticas

Levantamento Guia de Bancos Responsáveis avaliou oito maiores instituições financeiras brasileiras 

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ficou em primeiro lugar no ranking geral do Guia dos Bancos Responsáveis (GBR), relatório de pesquisa que analisou diretrizes e compromissos socioambientais assumidos pelos oito principais bancos brasileiros. O Banco, que já ocupou a primeira posição na última edição da pesquisa, teve uma melhora em seus índices.

Os destaques desta vez ficaram por conta dos quesitos “transparência e prestação de contas” e “inclusão financeira”.  O BNDES também melhorou sua performance em “mudanças climáticas” graças às avaliações periódicas de impacto ambiental, inclusive com dados sobre emissões de gases de efeito estufa e riscos climáticos das empresas.

“Este reconhecimento é resultado do trabalho consistente que o banco vem fazendo nos últimos anos com foco na transparência e no impacto. O banco deixou de ter foco apenas nos desembolsos e colocou sua agenda socioambiental como uma agenda transversal de todas as diretorias. Estar em primeiro lugar no Ranking dos Bancos Responsáveis mostra que seguimos o caminho correto”, comemorou o presidente do BNDES, Gustavo Montezano.

Nesta nona edição, o Guia dos Bancos Responsáveis ranqueou os maiores bancos com base em aspectos transversais, setoriais e operacionais. Sozinhas, essas instituições representam 75% dos ativos de todos os conglomerados financeiros do Brasil, conforme dados do Banco Central. O GBR é parte do Fair Finance International (FFI), rede internacional de organizações da sociedade civil que trabalham em prol de um sistema financeiro mais justo e sustentável.

Sobre o BNDES – Ao longo de seus 70 anos de história, o BNDES foi o principal instrumento de Governo para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira, além de ser um dos principais financiadores de micro, pequenas e médias empresas do País. O Banco também tem importante atuação anticíclica em momentos de crise, como um dos formuladores das soluções para a retomada do crescimento da economia. Atualmente, o BNDES atua com foco na criação e manutenção de empregos, na melhoria dos serviços públicos do Brasil, como educação, saúde e saneamento, além de apoiar o País na transição justa para uma economia neutra em carbono. O Banco tem como propósito transformar a vida de gerações, promovendo o desenvolvimento sustentável.